Por Redação
Apresentada oficialmente nesta última segunda-feira (29) na Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP), a colheitadeira CR11 da New Holland chega ao mercado brasileiro com preços que variam entre US$ 1,5 milhão e US$ 2 milhões. O modelo é considerado o maior do mundo na categoria de duplo rotor, segundo a fabricante.
De acordo com o diretor de Mercado Brasil da New Holland, Cláudio Calaça Júnior, a CR11 foi projetada para entregar mais produtividade no campo, com tecnologias que ajudam a reduzir perdas e melhorar a gestão dos resíduos da colheita. A máquina tem motor de 775 cavalos de potência, tanque graneleiro com capacidade para 20 mil litros e uma plataforma de 61 pés. A descarga pode atingir 210 litros por segundo.
Produzida no Centro de Excelência em Colheita da New Holland, na Bélgica, a colheitadeira já foi premiada com o Farm Machine 2024 e o Good Design Award 2023. Um dos destaques do equipamento é o novo sistema TwinClean, que usa dois conjuntos de peneiras para melhorar a limpeza dos grãos e minimizar perdas. O sistema é acompanhado de um ventilador de alta potência e mecanismos que distribuem o material de maneira uniforme de forma automática.
A cabine da CR11 também passou por melhorias e conta com telas touchscreen, câmeras de monitoramento, sistema de climatização multizona e faróis de LED. A operação pode ser feita com ajustes remotos e recursos de automação.
O lançamento integra a renovação completa da linha CR da marca, que agora inclui seis novos modelos: CR6, CR7, CR7+, CR8, CR9 e CR10. Entre as inovações, está um sistema com inteligência artificial que ajusta automaticamente os parâmetros da máquina para garantir mais eficiência nas operações agrícolas.
Outra tecnologia disponível na CR11 é o sistema que regula automaticamente a velocidade da colheitadeira conforme a produtividade da lavoura.
A New Holland também apresentou plataformas de grãos com tamanhos de 25, 50 e 61 pés, desenvolvidas para operar com a nova linha de colheitadeiras.