Governo de MS lança plataforma com IA para conectar trabalhadores a cursos e vagas de emprego

Plataforma gratuita sugere cursos e vagas com base em perfil do usuário; sistema cruza dados da educação e de programas sociais

30/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Lauren Netto

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (30) o MS Qualifica Digital, plataforma gratuita que integra cursos de capacitação profissional e oportunidades de emprego. A ferramenta usa inteligência artificial para cruzar dados da educação, programas sociais e mercado de trabalho.

Disponível no site msqualifica.ms.gov.br e no aplicativo MS Digital, a plataforma é acessada com conta gov.br e permite que trabalhadores, empresas e instituições de ensino se conectem de maneira automatizada e personalizada.

Durante o evento de lançamento, o governador Eduardo Riedel destacou o papel da tecnologia como aliada no combate à desocupação. “Esse projeto tem feito com que o Mato Grosso do Sul atinja esse índice, com uma das menores taxas de desocupação do Brasil. É um instrumento para conexão entre a oportunidade, a vaga, e aquele que precisa de trabalho. E como foi mostrado, não só a conexão, mas a qualificação. O aplicativo também é um instrumento de qualificação e aí entram os parceiros, o Sistema S, a indústria”, explicou.

A plataforma oferece cursos gratuitos (presenciais e online), cadastro de vagas com integração à Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) e um perfil inteligente para o candidato, que sugere capacitações e postos de trabalho com base em dados pessoais e profissionais.

O secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, explicou que o diferencial está na integração de bancos de dados públicos. “O MS Qualifica Digital representa um grande passo na democratização do acesso ao mercado de trabalho e à formação profissional em Mato Grosso do Sul. Estamos entregando uma ferramenta moderna, gratuita e acessível, que conecta talentos a oportunidades reais de crescimento”, salienta.

Segundo ele, a plataforma é única no Brasil ao integrar diretamente qualificação e empregabilidade em um só sistema. “A competência geral da Secretaria de Qualificação Profissional e Trabalho é executar programas até mesmo de redução da informalidade, promovendo o empreendedorismo, e atuando também na erradicação do trabalho escravo. Então, são várias vertentes e trabalhos que a Secretaria Executiva pode participar”, explicou.

O MS Qualifica Digital também reflete na política social do Estado, segundo o governador. “Nós temos diminuído ano a ano o apoio social porque a pessoa consegue emprego. Para nós é o melhor programa social que existe, emprego, renda, dignidade, fruto desse esforço que privado e público tem feito no casamento dessas oportunidades com as pessoas que precisam”, afirmou Riedel.

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, também ressaltou a importância da iniciativa. “Junto com o Voucher Desenvolvedor, este é um programa que dá resultados e mostra que quando a gente para a demanda, conseguimos conectar melhor as empresas e as pessoas que buscam o mercado de trabalho”, disse.

Dados do governo apontam que Mato Grosso do Sul possui a quinta menor taxa de desocupação do país, com 3,7%. O Estado tem nível de ocupação acima de 60% e rendimento médio de R$ 3.504, superior à média nacional, que é de R$ 3.346.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp