Com 10 óbitos registrados, MS se aproxima de 4 mil casos confirmados de dengue

Estado aplicou mais de 156 mil doses da vacina contra dengue, mas casos e mortes seguem em alta

30/04/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Redação

O boletim da 17ª semana epidemiológica divulgado nesta terça-feira (29) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirma 3.987 casos de dengue em Mato Grosso do Sul em 2025. O número de casos prováveis chega a 10.178. Dez mortes foram confirmadas em decorrência da doença e outras seis ainda estão sob investigação.

Segundo o levantamento, Taquarussu apresentou incidência média de casos nos últimos 14 dias. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos e Itaquiraí. Das dez vítimas, quatro tinham comorbidades.

Ainda conforme a SES, 156.182 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas no público-alvo. O Ministério da Saúde enviou ao Estado 241.030 doses do imunizante, que é aplicado em duas etapas, com intervalo de três meses entre as aplicações.

A vacina é recomendada para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias — faixa etária que registra o maior número de hospitalizações por dengue entre o público de 6 a 16 anos.

O boletim também atualiza os números da Chikungunya em Mato Grosso do Sul. Até agora, são 8.118 casos prováveis da doença, com 1.874 confirmações registradas no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Entre os casos confirmados, 17 são em gestantes.

Cinco mortes por Chikungunya foram confirmadas nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí e Terenos. A SES reforça que é essencial evitar a automedicação e orienta que, ao apresentar sintomas de dengue ou Chikungunya, a população procure imediatamente uma unidade de saúde do município.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp