Supermercados fazem plantão de vacinação contra gripe nesta sexta-feira em Campo Grande

Estado enfrenta alta nos casos de doenças respiratórias; Fort Atacadista e Comper Tamandaré aplicam doses neste sábado

01/05/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Lauren Netto

Com o avanço das doenças respiratórias em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforçou nesta semana as orientações para que os municípios mantenham ativas as campanhas de vacinação contra a gripe. A estratégia tem como objetivo conter a circulação viral, prevenir complicações e reduzir o número de óbitos.

Além do reforço na imunização, a SES também recomendou a continuidade da testagem em pessoas com sintomas gripais, o monitoramento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a adoção de medidas preventivas, como distanciamento social e uso de máscaras em ambientes fechados.

As cidades com os maiores índices de casos de gripe no estado são Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Dourados, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Naviraí, Miranda, São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso.

Em resposta à situação, os municípios têm adotado ações emergenciais. Campo Grande decretou estado de emergência por 90 dias e liberou a vacinação contra a influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade. Em Corumbá, as aulas de cerca de 15 mil alunos da rede municipal foram suspensas temporariamente.

Conforme dados da SES, Mato Grosso do Sul já recebeu 524 mil doses da vacina contra a influenza, sendo 117.400 aplicadas até o momento. Segundo o último boletim epidemiológico, o estado registrou 1.940 casos de SRAG e 135 mortes por doenças respiratórias até 19 de abril.

Como forma de facilitar o acesso à imunização e evitar aglomerações em postos de saúde, dois supermercados em Campo Grande terão plantão de vacinação nesta sexta-feira (2), das 9h às 15h:

• Fort Atacadista, na Rua da Divisão

• Comper Tamandaré, na Avenida Tamandaré, 635

A SES orienta que quem apresentar sintomas gripais evite locais fechados e procure atendimento médico. “A recomendação da SES é que a população procure os postos de saúde para se vacinar e evite locais fechados e aglomerações, especialmente quem apresenta sintomas gripais”.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp