Leilão da Hidrovia do Rio Paraguai está previsto para acontecer ainda em 2025

Concessão terá validade inicial de 15 anos e inclui obras de infraestrutura, sinalização e monitoramento fluvial

01/05/2025 00h00 - Atualizado há 2 meses

Por Redação

O leilão da Hidrovia do Rio Paraguai deve ser realizado ainda em 2025, conforme previsão da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Com investimento estimado em até R$ 63 milhões, o projeto é tratado como prioridade pelo Governo Federal, que pretende publicar o edital até outubro e realizar o leilão em dezembro.

A concessão representa um marco para o setor, por se tratar da primeira hidrovia concedida à iniciativa privada no país. O objetivo é ampliar a eficiência do transporte fluvial e reduzir os impactos ambientais das operações logísticas, principalmente em comparação aos modais rodoviário e ferroviário.

Apenas em 2024, cerca de 9 milhões de toneladas de cargas foram transportadas pelo Rio Paraguai. A expectativa é que, com a concessão, esse número aumente, ao mesmo tempo em que haverá redução na emissão de gases de efeito estufa, uma vez que menos caminhões circularão nas rodovias.

O trecho a ser contemplado tem cerca de 600 quilômetros e se estende até o Canal do Tamengo, em Porto Murtinho, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Nos primeiros cinco anos da concessão, serão executadas intervenções como drenagem, derrocagem, balizamento, sinalização, construção de galpão industrial, aquisição de draga, monitoramento hidrológico e levantamentos hidrográficos.

Outras melhorias previstas incluem a modernização de travessias, implantação de áreas de desmembramento de comboios, além de sistemas para gestão do tráfego e inteligência fluvial. O contrato inicial terá duração de 15 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 15.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp