Por Lauren Netto
Termina nesta sexta-feira, 2 de maio, o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. A prova, que permite obter a certificação dos ensinos fundamental e médio, será aplicada no dia 3 de agosto em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
O exame é voltado para pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para participar da edição voltada ao ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova e não ter finalizado essa etapa da educação básica. Já para quem busca o certificado de ensino médio, a exigência é ter 18 anos completos até o dia do exame e não ter concluído o nível correspondente.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na Página do Participante. Para isso, é necessário informar o número do CPF, a data de nascimento, além de cadastrar um e-mail único e válido, e um número de telefone fixo ou celular ativo. O participante também deve selecionar o estado e o município onde deseja fazer a prova.
Durante o processo de inscrição, é preciso indicar a instituição certificadora — que pode ser uma secretaria estadual de educação ou um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia — responsável por emitir o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O candidato deve ainda preencher corretamente o questionário socioeconômico.
O prazo para solicitar atendimento especializado também termina nesta sexta-feira (2). Já os pedidos de tratamento pelo nome social poderão ser feitos até o dia 5 de maio.
Uma novidade deste ano é que o sistema de inscrição passou a permitir a identificação de participantes com diabetes, além dos atendimentos especializados que já estavam disponíveis em edições anteriores.
O Encceja é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado em um único dia. As provas ocorrem em dois turnos: pela manhã, com duração de quatro horas, e à tarde, com cinco horas de prova.
As avaliações são divididas em quatro áreas do conhecimento:
Ensino fundamental:
• Ciências naturais
• Matemática
• Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
• História e geografia
Ensino médio:
• Ciências da natureza e suas tecnologias
• Matemática e suas tecnologias
• Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação
• Ciências humanas e suas tecnologias
O Encceja também é utilizado para fins de certificação. A emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, bem como da declaração de proficiência, é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais que aderiram ao exame junto ao Ministério da Educação.