Por Redação
A Prefeitura de Campo Grande concluiu, no sábado (3), a recuperação emergencial da estrada SE-1, localizada na região da Chácara dos Poderes. A via havia sido interditada após ser danificada pelas fortes chuvas registradas na semana anterior. A intervenção foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), que iniciou os trabalhos ainda durante o feriado de 1º de maio.
O temporal provocou a abertura de uma cratera ao arrancar parte da tubulação do sistema de captação de águas pluviais, estrutura que integra o projeto de drenagem da Rua Urupês, no Jardim Noroeste. Essa rede está conectada à bacia de amortecimento que está sendo construída na Chácara dos Poderes, destinada a conter alagamentos e enxurradas que afetam a região.
Durante uma vistoria feita na sexta-feira (2), o secretário Marcelo Miglioli identificou que o rompimento foi agravado pelo fechamento de uma rua localizada na parte superior do terreno. A alteração no tráfego desviou o curso da enxurrada, direcionando toda a água da chuva para a estrada SE-1 e causando os danos à estrutura.
A estrada foi liberada na manhã de sábado (3), impedindo o avanço da erosão e o surgimento de novos deslizamentos. As chuvas que ocorreram no fim de semana não agravaram o problema.
A prefeita Adriane Lopes ressaltou o empenho das equipes mesmo em período de folga. “Mesmo em feriado, nossas equipes estavam nas ruas para restabelecer o tráfego e minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas”, afirmou.
A Prefeitura segue com ações de manutenção em ruas não pavimentadas na Chácara dos Poderes e no Jardim Noroeste, áreas críticas por onde o escoamento da água da chuva ocorre com maior intensidade.