Por Redação
Durante o feriado prolongado de 1º a 4 de maio, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), intensificou a campanha de vacinação contra a gripe. A mobilização resultou na aplicação de 8.627 doses em pontos estratégicos da cidade, como praças, supermercados e shoppings, com o objetivo de facilitar o acesso da população à imunização.
Os locais com maior movimento foram os shoppings da Capital. No dia 3 de maio (sábado), o Pátio Central registrou 2.126 atendimentos. Já no domingo (4), o Norte Sul Plaza contabilizou 1.727 pessoas vacinadas. Somados, os dois pontos aplicaram 3.853 doses em apenas dois dias.
A ação começou no dia 1º de maio (quinta-feira), com 1.699 doses aplicadas — sendo 500 na Praça do Jardim Noroeste e 1.199 no Mercado Gaúcho, no bairro Monte Castelo. Já no dia 2 (sexta-feira), mais 3.044 pessoas foram vacinadas, com 1.617 atendimentos no Comper Tamandaré e 1.427 no Fort Parati.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, a estratégia surtiu efeito positivo. “Nosso compromisso é garantir que a vacina chegue até a população, mesmo em feriados e fins de semana. A adesão que tivemos mostra que a população quer se proteger, e isso é muito positivo”.
A superintendente da Vigilância em Saúde e Ambiental da SESAU, Veruska Lahdo, explicou que os dados coletados localmente ainda não foram atualizados na base nacional. “Somente durante o feriado prolongado, mais de 8,6 mil pessoas foram vacinadas em Campo Grande. No entanto, por conta do volume de registros e do próprio feriado, essas informações levam de 3 a 4 dias para aparecer no sistema do Ministério da Saúde, que ainda está desatualizado. Por isso, é importante que a população entenda esse delay nos números oficiais”, destaca Lahdo.
Cobertura vacinal ainda está baixa
De acordo com o último levantamento do LocalizaSUS — plataforma do Ministério da Saúde — com dados até 29 de abril, 69.291 doses já haviam sido aplicadas em Campo Grande. Destas, 44.858 são consideradas válidas para o cálculo de cobertura vacinal (público prioritário: idosos, crianças e gestantes), o que representa 18,52% do total estimado de 238 mil pessoas.
A SESAU reforça o apelo para que a população procure os pontos de vacinação o quanto antes, especialmente diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias na cidade. Todas as 74 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Campo Grande estão abastecidas com doses da vacina contra Influenza, além das vacinas de rotina.