Vacinação contra a gripe será realizada no Santuário da Perpétuo Socorro nesta quarta-feira (7)

População a partir dos seis meses de idade poderá se vacinar das 8h às 11h e das 13h30 às 16h

06/05/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

Como parte das estratégias de vacinação fora das unidades de saúde, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza nesta quarta-feira (7) uma ação de imunização contra a gripe no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A aplicação da vacina ocorrerá em dois períodos: das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

A vacinação estará disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A escolha do local se deve ao grande fluxo de pessoas durante as novenas, que devem atrair mais de duas mil pessoas ao longo do dia, segundo estimativa do Santuário.

“Estamos enfrentando um aumento nos casos de doenças respiratórias, e a vacinação é a nossa principal ferramenta de prevenção. Levar a vacina até locais de grande movimentação, como o Santuário, é uma forma estratégica de garantir que mais pessoas estejam protegidas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental da SESAU, Veruska Lahdo, ações como essa são parte fundamental da estratégia de ampliação da cobertura vacinal. “As ações extramuros, como a realizada no Santuário da Perpétuo Socorro, são um pilar importante da nossa estratégia de vacinação. Estamos atingindo um público maior, especialmente aqueles que talvez não conseguissem ir até as unidades de saúde. Isso demonstra nosso compromisso em ir até onde a população está, levando proteção de forma prática e acessível. A parceria com a comunidade e com locais de grande fluxo, como esse Santuário, é essencial para garantir a imunização e controlar a propagação das doenças respiratórias em nossa cidade”, afirma.

A ação integra uma série de atividades extramuros promovidas pela Sesau. No feriado prolongado, entre 1º e 4 de maio, mais de 8,6 mil pessoas foram vacinadas em ações realizadas em shoppings, supermercados e outros espaços públicos. A ideia é ampliar o alcance da campanha, especialmente entre públicos mais vulneráveis.

“Nosso esforço é levar a vacina até onde a população está. Com isso, conseguimos ampliar a cobertura vacinal e proteger quem mais precisa, especialmente idosos, crianças e pessoas com comorbidades”, reforça Rosana Leite.

A Sesau lembra que a vacina contra a gripe continua disponível de forma gratuita nas 74 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Campo Grande. A imunização previne complicações causadas pelo vírus Influenza e contribui para reduzir a pressão sobre os serviços de saúde.

A definição dos locais para ações extramuros segue critérios técnicos, como a grande circulação de pessoas, facilidade de acesso e infraestrutura disponível — como internet, mesas e cadeiras — oferecida pelas instituições parceiras.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp