Carla Stephanini assume coordenação estadual da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande

Advogada e ex-vereadora, Carla vai atuar na articulação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher

07/05/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul nomeou nesta sexta-feira (9) a advogada Carla Stephanini como coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande. A função foi criada como parte do acordo de cooperação técnica firmado entre o Estado e a Prefeitura da Capital para fortalecer a rede de proteção às mulheres e aprimorar as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.

Com atuação consolidada na pauta, Carla será a ponte entre o governo estadual e o município na execução do programa “Mulher Viver sem Violência”, previsto no Decreto Federal 11.431/2013. Segundo ela, o foco será a integração de esforços institucionais e o aperfeiçoamento do atendimento às vítimas.

“O objetivo é fortalecer a prestação dos serviços integrados e a sinergia interinstitucional visando salvaguardar a vida e a dignidade das mulheres. Neste sentido, entre outros aspectos, vamos incrementar o uso da tecnologia e aperfeiçoar os protocolos internos no que se fizer necessário promovendo a presteza no atendimento e o permanente acolhimento humanizado das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, mantendo o constante diálogo institucional e com a sociedade”, ressalta.

A atuação da coordenadora será vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e inclui responsabilidades como monitorar os serviços prestados, articular a rede de enfrentamento à violência, promover estratégias intersetoriais e garantir a viabilidade do sistema de informações da Casa da Mulher Brasileira.

Para o vice-governador José Carlos Barbosa, a chegada de Carla fortalece o trabalho que já vem sendo feito no Estado. “A Carla reúne toda a experiência, conhecimento e empatia com a causa e tem a nossa confiança, para junto com o município de Campo Grande, liderar transformações e melhorias para o combate e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher”, destaca.

A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, também celebrou a nova fase da gestão compartilhada da Casa. "A chegada de Carla Stephanini à coordenação estadual da Casa da Mulher Brasileira inaugura um novo ciclo de gestão, com foco na escuta qualificada, na integração de esforços e na ampliação do cuidado às mulheres em situação de violência. Um passo firme na consolidação de uma política pública essencial, sustentada pela articulação de serviços, pelo compromisso institucional e pela promoção da cidadania", afirmou.

Perfil

Carla Charbel Stephanini é advogada e pós-graduada em Gênero e Relações Públicas. Foi subsecretária de Políticas para Mulher da Prefeitura de Campo Grande entre 2017 e 2024, além de ter ocupado a Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania do Governo do Estado entre 2011 e 2012. Também coordenou políticas públicas para mulheres no Estado e no município entre 2005 e 2010.

No legislativo, atuou como vereadora de Campo Grande entre 2013 e 2016 e deputada federal por Mato Grosso do Sul em 2019. Também participou de fóruns e conselhos voltados à promoção dos direitos das mulheres.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp