Por Redação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (9), dois alertas simultâneos para o Mato Grosso do Sul: um de tempestade (nível laranja) e outro para chuvas intensas (nível amarelo). Os avisos seguem válidos até as 10h de sábado (10).
No alerta amarelo, que indica risco moderado, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem variar de 40 a 60 km/h. Apesar de menor gravidade, o Inmet aponta possibilidade de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e cortes pontuais no fornecimento de energia elétrica.
Estão sob esse aviso os municípios de Anaurilândia, Angélica, Aquidauana, Batayporã, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Ivinhema, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Sidrolândia, Taquarussu e Terenos.
Já o alerta laranja, que sinaliza tempestades mais severas, inclui municípios das regiões sudoeste, centro-norte e leste do Estado. Nestes locais, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de cortes de energia elétrica, danos a plantações, quedas de árvores e alagamentos.
O Inmet orienta que, durante as rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também recomenda-se desligar aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia em casos de tempestades.
Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em casos de queda de energia, a Energisa disponibiliza atendimento via WhatsApp, pelo número (67) 9 9980-0698, ou pelo aplicativo Energisa On.