Por Redação
Com apenas 31% de cobertura vacinal contra a gripe registrada até agora, Campo Grande ainda enfrenta baixa adesão à campanha de imunização, apesar de as doses estarem disponíveis para toda a população desde abril. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) apontam que foram aplicadas 74.585 doses do imunizante, número distante da meta de pouco mais de 238 mil pessoas.
Entre os vacinados, 6.202 são crianças. As doses estão disponíveis em todas as 74 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital, abertas ao público acima de seis meses de idade. Para tentar ampliar o alcance, a Sesau tem levado a vacina a outros pontos estratégicos da cidade, como drive-thrus, igrejas, supermercados e shoppings.
A ampliação da campanha ocorreu após a Prefeitura decretar situação de emergência em saúde pública em razão do aumento dos casos de influenza. Desde então, a vacinação passou a contemplar todos os públicos, com prioridade para grupos considerados mais vulneráveis, como profissionais da saúde, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, caminhoneiros e trabalhadores do transporte.
Para tentar aumentar a cobertura, a cidade participa do Dia D de vacinação nacional neste sábado, 10 de maio. Em Campo Grande, a principal ação será no Parque Ayrton Senna, onde funcionará um drive-thru das 8h às 17h, com cinco guichês para atender tanto pedestres quanto veículos. A estrutura continuará em funcionamento também no domingo, dia 11.
Além disso, o drive-thru do Corpo de Bombeiros, localizado na região central da cidade, será reativado especialmente para a campanha, oferecendo vacinação no sábado (10), das 8h às 16h.