Por Redação
A campanha de vacinação contra a gripe promovida neste sábado (10) em Campo Grande registrou baixa adesão, segundo balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Até o momento, foram aplicadas 5.117 doses da vacina contra a Influenza, o que representa 34,1% das 15 mil doses distribuídas nos 16 pontos de vacinação da capital.
O número pode subir, já que nem todas as unidades de saúde concluíram a contagem das aplicações realizadas ao longo do dia. A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, organizada pelo Ministério da Saúde, como uma tentativa de reverter a baixa procura da população pela vacina.
Além das unidades de saúde, a campanha incluiu dois pontos de vacinação no formato drive-thru, com continuidade da aplicação das doses até este domingo (11). No drive do Parque Ayrton Senna, foram aplicadas 1.739 doses no sábado, e a expectativa é atingir o total de três mil doses até o final da campanha.
Já no ponto de vacinação montado no Corpo de Bombeiros Militar, na região central da cidade, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, duas mil pessoas receberam a dose contra a Influenza. As demais unidades de Saúde da Família (USFs), que somam 14 pontos fixos de vacinação, aplicaram juntas 1.378 doses.
De acordo com a Sesau, o objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal como forma de prevenir o avanço das síndromes respiratórias e evitar a sobrecarga das unidades públicas de saúde, especialmente diante da alta demanda atual por atendimento.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforçou a necessidade da imunização. Segundo ela, a vacinação é uma das formas “mais eficazes para reduzir internações e proteger vidas” e que “o engajamento da população é fundamental para atravessarmos esse momento com mais segurança”.
A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental da Sesau, Veruska Lahdo, também destacou a importância de oferecer pontos de vacinação em horários e locais acessíveis. “Sabemos que muitas pessoas só conseguem buscar atendimento aos fins de semana. Por isso, retornamos o drive-thru e abrimos unidades em todas as regiões. A vacina é segura, eficaz e salva vidas”, afirmou.