Por Redação
A Santa Casa de Campo Grande suspendeu temporariamente os atendimentos médicos no Pronto Atendimento Adulto e Infantil no último sábado (10). A medida foi tomada devido à superlotação e ao desabastecimento grave de insumos no centro cirúrgico, conforme informou a direção do hospital. A suspensão é por tempo indeterminado e visa evitar “risco iminente de desassistência grave” e “potencial risco de agravamento clínico e óbito”.
De acordo com a administração da unidade, a decisão foi adotada “na responsabilidade legal e ética”, destacando que a instituição tem a “obrigação de zelar pelas condições de atendimento adequado, seguro e humanizado aos pacientes, e de intervir sempre que tais condições forem ameaçadas, inclusive por meio da suspensão parcial ou total dos atendimentos, quando justificada a incapacidade temporária de resposta do serviço”.
Durante o período de suspensão, o hospital seguirá atendendo casos emergenciais específicos, como neurocirurgias e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) com Supra de ST no público adulto. Os pacientes já internados ou em estado crítico continuam sob os cuidados da equipe médica.
No caso do público infantil, a Santa Casa manterá os atendimentos emergenciais de neurocirurgia e casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), diante do cenário de epidemia respiratória em Campo Grande nas últimas semanas.
Segundo a diretoria, todas as autoridades competentes já foram notificadas sobre a situação. “A Santa Casa de Campo Grande reforça seu compromisso com a ética, a responsabilidade sanitária e a transparência, reiterando que a medida visa preservar vidas e evitar danos irreparáveis à saúde da população, especialmente os que já estão sob os cuidados da instituição”.