Com 96 atrações gratuitas, Festival América do Sul movimenta Corumbá a partir desta quinta-feira (15)

Evento gratuito reúne música, teatro, oficinas e representatividade de diversos povos até domingo (18)

14/05/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

Corumbá sedia, a partir desta quinta-feira (15), a 18ª edição do Festival América do Sul, que reúne 96 atrações culturais gratuitas até domingo (18). O evento celebra a diversidade artística do Brasil e de países latino-americanos, promovendo a integração regional e valorizando o patrimônio sul-mato-grossense em diferentes pontos da cidade.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Fundação de Cultura e com apoio da Prefeitura de Corumbá, o festival extrapola os palcos principais. As atividades se espalham por tendas, escolas, praças, associações e tablados, refletindo a pluralidade cultural da região. A programação inclui produções indígenas, negras, voltadas à infância e atuações em bairros periféricos da cidade.

Um dos destaques será a projeção de imagens no Casario do Porto Geral, patrimônio tombado nacionalmente, que reforça a importância histórica da cidade às margens do Rio Paraguai, porta de entrada do Pantanal sul-mato-grossense.

O festival também reforça o compromisso com o meio ambiente ao manter ações de recolhimento de resíduos recicláveis durante os dias de evento.

Música, dança e integração cultural

Entre as atrações nacionais, o palco do Porto Geral receberá nomes de destaque da música brasileira. A dupla Duduca & Dalvan abre a programação na quinta (15), seguida por Xamã, na sexta (16). No sábado (17), é a vez de Alcione, ícone do samba, e o encerramento será no domingo (18) com Pixote e Isabel Fillardis.

O intercâmbio com outros países latino-americanos também é marca registrada do festival. Pedro de La Colina (Chile) e Mayra Sanchez (Colômbia) se apresentam na sexta (16), enquanto Buena Vista Social Club Tribute (Cuba) e Fiesta Cuetillo (Bolívia) sobem ao palco no sábado (17).

A arte sul-mato-grossense está presente em toda a programação. Na abertura, participam Matu Miranda e Bebê Kramer, Cia. do Mato com o espetáculo de dança "Chafica", as Escolas de Samba de Corumbá e a banda Exilados. Na sexta-feira (16), se apresentam o Teatro Imaginário Maracangalha com "As Miragens do Asfalto", o Grupo de Dança Estrela do Pantanal, SoulRa, Karla Coronel e o projeto Catedral Erudita. No sábado (17), a Cia. Tarsila de Artes Cênicas leva o espetáculo "Balança, mas não cai!" ao público, junto do músico Júlio Ruschel. O encerramento, no domingo (18), inclui batalha de rap, Grupo Urbe, Orquestra Ocamp e Guga Borba.

Além dos espetáculos musicais e teatrais, o festival conta com oficinas, saraus, contações de histórias e rodas de conversa. As atividades gratuitas ocorrem em diversos locais de Corumbá, como o IFMS, Tenda dos Saberes, Moinho Cultural Sul-Americano, Escola Municipal Ângela Maria Perez, Biblioteca Heloísa Urt, Casa da Memória Sebastião Brandão, Iphan e Porto Geral.

LINK|-|https://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/FAS-PROGRAMACAO-GERAL-2025-cores-1.pdf|-|CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp