Por Redação
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (15) o resultado da lista de espera das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025.
A convocação dos pré-selecionados será feita até o dia 22 de maio. Por isso, os candidatos devem acompanhar regularmente o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login e senha do Gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal.
Estão na lista de espera os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies. Essas vagas são exclusivas para quem já está matriculado no curso, turno e local de oferta indicados no momento da inscrição.
O Fies oferece financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram ao programa federal e tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Se for pré-selecionado, o estudante deve procurar a instituição de ensino superior até dois dias úteis após a convocação, para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas durante a inscrição. A entrega poderá ser feita de forma física ou digital, conforme as regras definidas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA) da faculdade, respeitando o horário de atendimento estabelecido.
Entre os dados exigidos está a comprovação da renda familiar mensal bruta per capita, que deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025) para o Fies regular. Já no caso das vagas do Fies Social, é necessário que o candidato seja integrante de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 758, em 2025).
Após essa etapa, o candidato deve validar as informações junto ao agente financeiro, em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil da validação da inscrição pela CPSA.
Se a documentação for aprovada, o estudante poderá então formalizar a contratação do financiamento estudantil. Os detalhes completos sobre cada fase do processo estão descritos no edital referente às vagas remanescentes do Fies.