Por Redação
Mais de sete toneladas de resíduos foram arrecadadas durante a 14ª edição do Drive Thru da Reciclagem, realizada em Campo Grande nos dias 20, 21 e 22 de março. O evento reforçou a importância da economia circular e da mobilização social em torno da sustentabilidade.
Coordenada pela Du Bem Negócios Sustentáveis, a iniciativa teve apoio da Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (Agems), que atuou com atividades educativas voltadas para a conscientização ambiental de cerca de 180 crianças e jovens estudantes.
O relatório final do evento foi entregue nesta semana à diretoria da Agems pela fundadora da Du Bem, Ana Franzoloso. O documento foi recebido pelo diretor-presidente da agência, Carlos Alberto de Assis, e pelas diretoras Iara Marchioretto (Saneamento Básico e Resíduos Sólidos) e Rejane Monteiro (Inovação e Relações Institucionais).
Segundo os dados acumulados das 14 edições, o projeto já contribuiu para preservar o equivalente a 680 milhões de litros de água, graças ao descarte ambientalmente correto de itens como óleo de cozinha usado e medicamentos vencidos. O número representa o consumo de água de uma cidade de médio porte por vários meses.
“É uma satisfação ver que, como pessoas e como instituição, estamos contribuindo, com o presente e um futuro sustentável. E, principalmente, ver que estamos formando cidadãos conscientes, que irão replicar todo esse conhecimento em casa, na escola, na comunidade”, afirmou Carlos Alberto de Assis.
A edição de março ocorreu no estacionamento do Bioparque Pantanal e recolheu materiais como papel misto, papelão, vidro, plásticos, eletrônicos, medicamentos vencidos e óleo de cozinha. Também foram doados roupas, brinquedos, livros, mudas de árvores e alimentos não perecíveis.
Um dos focos da Agems dentro do Drive Thru é a educação ambiental, por meio de dinâmicas e jogos voltados para o saneamento básico. As atividades abordaram temas como abastecimento de água tratada, esgoto, resíduos sólidos e limpeza urbana, promovendo hábitos sustentáveis e cidadania desde a infância. As ações foram coordenadas por Nauristela Paniago (Educação Ambiental), Danielle Adma Vendimiati (Câmara Técnica de Resíduos Sólidos) e profissionais da Diretoria de Saneamento Básico.
Além da vertente educativa, o evento também promoveu ações sociais ligadas à saúde, cultura de paz, agroecologia, empreendedorismo e empoderamento feminino.
Alinhamento aos ODS
“Para nós, esses resultados são muito significativos, porque mostra a nossa integração real às metas de importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] da Agenda 2030 da ONU”, destacou a diretora Iara. “As metas de educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e parcerias para o desenvolvimento são objetivos concretos também na agenda da regulação”.
A diretora Rejane Monteiro também reforçou o papel da Agems na construção de um estado mais sustentável. “Como reguladores, o desenvolvimento sustentável é um dos grandes focos do nosso posicionamento institucional, do nosso compromisso com a construção de um estado mais consciente e alinhado às boas práticas ambientais. Estamos mais presentes e mais próximos da sociedade, para transformar atitudes e fortalecer parcerias”, afirmou.
Impacto da 14ª edição – números:
• 4.720 kg de eletrônicos
• 630 kg de papel misto
• 560 kg de vidro
• 480 kg de papelão
• 230 kg de plásticos diversos
• 150 kg de medicamentos vencidos
• 133 litros de óleo de cozinha usado
• 52 kg de latinhas
• 636 livros doados
• 350 mudas entregues à população
A 15ª edição do Drive Thru da Reciclagem já tem data marcada: acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho, com novas ações e ênfase nas áreas de saúde e cultura.