Por Redação
A semana será marcada por tempo seco e temperaturas acima da média em Mato Grosso do Sul, reflexo de um veranico que se intensifica na região Centro-Oeste. O fenômeno é provocado por um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão, que mantém o tempo firme e ensolarado em todo o Estado.
O veranico é caracterizado por um período mais prolongado de estiagem e calor, típico do outono. Durante esses dias, há ausência de chuva, céu limpo e temperaturas máximas elevadas, mesmo em pleno mês de maio.
Segundo o Climatempo, esse padrão deve permanecer pelo menos até quinta-feira (22). A massa de ar seco dificulta a formação de nuvens e chuvas, o que favorece o tempo seco e reduz os níveis de umidade relativa do ar para índices considerados de atenção.
A expectativa é que os termômetros registrem até 5°C acima do normal para esta época do ano. Mesmo assim, o Estado deve seguir com grande amplitude térmica — quando há uma diferença significativa entre as temperaturas mínima e máxima do mesmo dia. Ou seja, as manhãs e noites tendem a ser mais amenas, com elevação gradual das temperaturas ao longo da tarde.
Ainda de acordo com o Climatempo, Mato Grosso do Sul será um dos estados mais quentes do Brasil nos próximos dias, com máximas acima de 30°C em todas as regiões. As temperaturas mais elevadas devem se concentrar no Pantanal, especialmente em Corumbá e Porto Murtinho.
Uma frente fria deve avançar pelo sul do País a partir de quarta-feira (21), mas, por enquanto, não deve impactar o clima em Mato Grosso do Sul. O bloqueio atmosférico continua impedindo a chegada dessa frente fria ao Estado.