Por Redação
O Showtec, uma das maiores feiras de agronegócio do país, foi oficialmente aberta nesta terça-feira (20) em Maracaju. Com uma área de mais de 120 mil metros quadrados e mais de 100 expositores, o evento tem como objetivo aproximar o produtor rural das mais recentes tecnologias e inovações aplicadas ao campo. O governador Eduardo Riedel marcou presença na cerimônia de abertura do evento.
“Sempre é um momento importante ao produtor, quando a atividade está lastreada de informação, conhecimento e tecnologia tem resultados a longo prazo. O Brasil se tornou gigante e Mato Grosso do Sul se inseriu neste contexto, por conta deste avanço da tecnologia, da persistência do produtor, do empreendedorismo, da capacidade de trabalho do produtor”, afirmou o governador.
Segundo Riedel, a feira se tornou um espaço estratégico para reforçar a competitividade no setor. “O Showtec é uma vitrine de tecnologia e de conhecimento, que se atualiza ano a ano. Muito bom estar aqui prestigiando esta feira construída há várias mãos. Os responsáveis pelo evento lançaram um alicerce importante para a ciência e tecnologia do nosso Estado. Além do evento, temos um trabalho anual de pesquisa e extensão, que proporciona ao produtor uma tomada de decisão com qualidade”, completou.
Com programação até o dia 22 de maio, o Showtec 2025 reúne produtores rurais, pesquisadores e especialistas que discutem desafios e tendências do agronegócio. A Arena Showtec recebe palestras sobre manejo sustentável, demonstrações tecnológicas e espaços interativos voltados à inovação.
“Serão dias de muito aprendizado, conversa, network e levaremos isso de forma clara e atendendo as expectativas de todos aqui. Só com informação e boas práticas vamos chegar à locomotiva da lucratividade. Pesquisa é com a gente”, destacou o presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira.
O evento também movimenta a economia local, conforme ressaltou o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan. “A Fundação MS é um dos responsáveis por Maracaju se tornar uma potência no agro. A feira é uma vitrine importante para o setor e para nossa cidade”.
A Fundação MS recebe recursos do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja) para pesquisa de novas tecnologias voltadas às culturas do milho e da soja.
“O campo é competitivo e pode atender tanto mercado interno, quanto externo, e isso é fruto do trabalho de todo setor produtivo representado aqui hoje”, destacou o deputado federal Dagoberto Nogueira.