Leitos financiados pelo Governo de MS já estão em funcionamento no Hospital São Julião

Unidade filantrópica em Campo Grande começou a receber pacientes na terça-feira (20), após reestruturação interna

22/05/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

O Hospital São Julião, em Campo Grande, passou a receber nesta semana os primeiros pacientes nos 12 novos leitos clínicos viabilizados com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A iniciativa integra os esforços de ampliação da rede hospitalar pública em meio ao aumento nas internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs).

A ativação oficial dos leitos foi formalizada nesta semana e, já na terça-feira (20), a unidade filantrópica acolheu nove pacientes com quadros como pneumonia, infecção urinária e outras condições clínicas que exigem medicação contínua, mas não demandam isolamento. Com a nova ala, o hospital passa a contar com 32 leitos clínicos contratualizados junto ao Estado — 12 recém-implantados e 20 já existentes.

“São leitos de clínica médica destinados a pacientes com perfis que exigem cuidados assistenciais, como uso de antibióticos e medicações contínuas. Como o São Julião é um hospital de retaguarda com leitos compartilhados, não é possível receber pacientes com doenças infecciosas transmissíveis. Por isso, esses novos leitos são estratégicos para apoiar a rede hospitalar, sem sobrecarregar outras unidades”, explicou a superintendente de gestão do hospital, Jéssyka Mendes.

A ampliação foi possível a partir da reorganização dos espaços internos da unidade e da otimização de sua ocupação, com investimentos direcionados à compra de equipamentos e à contratação de equipe. “É uma entrega significativa, que fortalece a capacidade do hospital filantrópico, que hoje dedica 99% do seu atendimento ao SUS. Além de atender mais pacientes com qualidade, essa ampliação também contribui para o equilíbrio financeiro da instituição”, acrescentou.

Para a superintendente de Gestão Hospitalar da SES, Maria Angélica Benetasso, os novos leitos representam mais um avanço na política estadual de saúde. “Essa parceria com o Hospital São Julião reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública. Ao ampliarmos leitos em hospitais de retaguarda como este, conseguimos aliviar a pressão sobre as unidades de urgência e emergência, garantindo que mais pacientes recebam atendimento em tempo oportuno e com a dignidade que merecem”, destacou.

A iniciativa no São Julião soma-se a outras ações recentes da Secretaria de Saúde, como a ampliação de UTIs pediátricas no Hospital Regional de Três Lagoas e o reforço nas cirurgias ortopédicas. As medidas demonstram uma estratégia articulada para atender com maior eficiência à população sul-mato-grossense.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp