Por Redação
Diante do aumento de casos de síndromes respiratórias em Campo Grande, especialmente provocadas pelos vírus da influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) intensificou as ações de vacinação na cidade. A medida visa ampliar a cobertura vacinal, considerada essencial para prevenir complicações, internações e óbitos, além de evitar a sobrecarga nas unidades de saúde.
Para facilitar o acesso da população à imunização, a Sesau promove ações em escolas, praças e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), além do atendimento fixo nas 74 unidades da Capital. Três delas funcionam em horário estendido até as 23h, com aplicação de doses até 22h30: USF Los Angeles, USF Noroeste e USF Universitário.
Cronograma da semana
21 de maio
• EMEI Varanda do Campo (Rua José Pedrossian, s/n – Jardim Centro-Oeste)
22 de maio
• USF São Francisco – Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto
• USF Cohab – Escola Estadual Teotônio Villela
23 de maio
• Praça Ary Coelho, durante o evento da Luta Antimanicomial
• USF Nova Lima – Escola Estadual Hercules Maymone
• USF Vila Nasser – EMEI Iracema
27 de maio
• USF Jardim Presidente – EMEI Professora Adriana Nogueira Borges
28 de maio
• USF Jardim Presidente – EMEI Olinda Toshimi Nishio Nasso
Cobertura vacinal ainda está abaixo da meta
Segundo balanço divulgado pela Sesau nesta quarta-feira (21), a campanha já aplicou 220.991 doses em Campo Grande, das quais 89.898 foram destinadas aos grupos prioritários. A cobertura vacinal geral está em 40,11%, número ainda abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Entre os grupos mais suscetíveis às complicações da influenza, 69.486 idosos com 60 anos ou mais e 19.621 crianças de seis meses a menores de seis anos foram vacinados. No entanto, a baixa adesão entre gestantes preocupa as autoridades: apenas 791 doses foram aplicadas nesse público.
Dados da Vigilância em Saúde indicam um crescimento expressivo nas notificações, principalmente de casos de Influenza A e B, VSR e Covid-19, que seguem em circulação ativa na cidade.
A vacina está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade.