Por Redação
A confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil tem levado a uma postura cautelosa dos operadores dos setores de carnes e grãos. Segundo levantamento do Cepea, uma semana após a confirmação, o mercado interno da carne de frango não apresentou grandes variações na oferta.
Entre os dias 15 e 20 de maio, o preço do frango resfriado no atacado da Grande São Paulo registrou uma queda de 1%. Conforme o instituto, esse recuo está associado ao enfraquecimento da demanda típico da segunda quinzena do mês. No segmento dos suínos, a redução foi ainda menor, com o preço da carcaça especial caindo 0,5% entre a última quinta-feira e esta terça-feira (20).
Em contraste, o preço da carcaça casada bovina sofreu uma desvalorização mais acentuada, de 3,7%, também no atacado da Grande São Paulo. Segundo o Cepea, os valores da carne e dos animais para abate já vinham em declínio, mas a queda se intensificou a partir da última sexta-feira.
Pesquisadores do Cepea explicam que essa desvalorização ocorre principalmente por conta das vendas fracas da proteína na segunda quinzena do mês, aliadas à pressão dos frigoríficos na compra de novos lotes. “Isso sinaliza que o mercado pecuário está refletindo de forma intensa os impactos de eventual aumento da oferta interna de carne de frango.”