Por Redação
Em agenda oficial em São Paulo nesta quinta-feira (22), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), se reuniu com o secretário municipal de Saúde da capital paulista, Luiz Carlos Zamarco, para conhecer iniciativas bem-sucedidas e avaliar soluções que possam ser aplicadas na saúde pública da capital sul-mato-grossense.
Segundo a prefeitura, a visita técnica teve como foco o debate sobre financiamento do setor, modelos de gestão, ampliação de leitos e vagas, fortalecimento da atenção primária, aquisição de equipamentos e uso de tecnologia e inovação nos serviços públicos de saúde.
“Nossa reunião teve o objetivo de conhecer de perto programas e ações bem-sucedidas na área da Saúde. Estamos em busca de soluções que possam ser implementadas em Campo Grande, sempre pensando na melhoria do atendimento à nossa população", disse a prefeita.
Adriane também destacou a adoção de tecnologias pela rede de saúde paulistana. "Vimos projetos como o uso de tecnologia, prontuário eletrônico, modernização das unidades com foco na humanização e também um programa específico para a saúde mental dos servidores. Cada ação reforça nosso compromisso em buscar soluções que melhorem a vida das pessoas”, acrescentou.
A escolha de São Paulo para a visita técnica se deu pelo fato da cidade ser considerada referência nacional em saúde pública, abrigando a maior rede do setor na América Latina, com destaque para o uso de tecnologia em sua gestão.
Entre os principais pontos observados pela comitiva, que devem ser analisados para possível implementação em Campo Grande, estão o prontuário eletrônico integrado, agendamento online de consultas e exames, além de telemedicina e plataformas de telediagnóstico.
Além da prefeita, participaram da reunião a secretária municipal de Planejamento Estratégico, Catiana Sabadin; o secretário de Licitações, André Brandão; e o diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação, Cláudio Marques. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, não integrou a comitiva.
A agenda da prefeita em São Paulo também incluiu um encontro com executivos do Banco Safra. Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de financiamento e linhas de crédito voltadas ao desenvolvimento de Campo Grande.
A prefeitura não informou os valores ou projetos específicos que poderão ser beneficiados com o apoio da instituição financeira.