Por Redação
A Motiva, novo nome da CCR MSVia, venceu o leilão realizado nesta quinta-feira (22) e seguirá à frente da concessão da BR-163, a principal rodovia que corta o estado de Mato Grosso do Sul. O processo foi conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com o Ministério dos Transportes.
Desde 2014, a empresa já era responsável pela administração da estrada, mas o contrato inicial previa a duplicação de quase todo o trecho estadual — meta que foi cumprida em menos de 18%, com apenas 150 quilômetros efetivamente entregues. Em 2019, diante da dificuldade de seguir com as obras, a concessionária cogitou devolver a concessão, proposta que não chegou a ser formalizada.
Após novas negociações em 2024, a ANTT e o Ministério dos Transportes optaram pela repactuação do contrato, culminando no leilão desta semana, vencido pela própria empresa.
O novo contrato cobre 847 quilômetros de rodovia e terá validade de 29 anos, até 2054. Os investimentos previstos somam R$ 16,59 bilhões e incluem duplicações, faixas adicionais, contornos, acostamentos, passarelas e melhorias operacionais ao longo do trecho, essencial para o escoamento da produção agroindustrial de MS.
Entre as obras previstas estão:
• 203 km de duplicações
• 170 km de faixas adicionais
• 467 km de acostamentos
• 44 passarelas para pedestres
Em Campo Grande, está prevista a duplicação do trecho urbano entre a rotatória da saída para São Paulo e o acesso à saída para Cuiabá, no bairro Nova Lima (do km 466 ao km 490). Essa obra deve ser executada no quinto ano da nova concessão.
A ANTT informou que os pedágios só poderão ser reajustados após a conclusão das obras e ao fim do período de transição de três anos. Os acréscimos autorizados são:
• Duplicação: +30%
• Faixa adicional em pista simples: +15%
• Uma faixa adicional em pista dupla: +5%
• Duas faixas adicionais em pista dupla: +10%