Por Redação
Com o objetivo de aprimorar a infraestrutura de tecnologia da informação e reforçar a proteção contra ataques cibernéticos, o Governo de Mato Grosso do Sul investiu R$ 1,7 milhão em novos equipamentos de comunicação e rede. Os recursos, originalmente da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram repassados à Secretaria-Executiva de Transformação Digital (Setdig).
O investimento contempla a aquisição de switches e firewalls de última geração, que devem ampliar a capacidade de defesa contra tentativas de invasão e vazamentos de dados, além de apoiar a continuidade dos serviços públicos digitais. A entrega dos aparelhos foi feita na última terça-feira (20), na sede da Setdig, com presença de técnicos e secretários das duas pastas.
Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa, a ação representa um passo importante na melhoria da infraestrutura tecnológica do governo estadual. “Essa parceria entre as secretarias é fundamental e agora entrega equipamentos essenciais à Setdig para otimizar a agilidade e, principalmente, garantir a segurança da informação. Para um Estado que busca a transformação digital, esse investimento é de extrema relevância e de valor inestimável para construirmos as soluções digitais em saúde que o Mato Grosso do Sul precisa”, afirmou.
Segundo o secretário-executivo da Setdig, Robson Alencar, a medida também serve como modelo de colaboração entre secretarias, com foco na proteção dos dados públicos. “Essa parceria que a SETDIG estabeleceu com a SES representa um modelo padrão que será implementado com todas as demais secretarias. Esses equipamentos são de extrema importância porque subsidiam todas as aplicações do nosso data center. Não se trata só da aplicação e segurança da informação da Secretaria de Saúde, e sim da segurança digital do Estado como um todo. Essa é a abordagem cooperativa para impulsionar a jornada de transformação digital de Mato Grosso do Sul”, disse.
A expectativa do governo é de que os novos equipamentos contribuam para uma gestão pública mais segura, ágil e integrada, diante dos desafios crescentes no ambiente digital.