Em Paris, MS busca reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa

Secretário Jaime Verruck afirma que conquista amplia acesso a mercados como Japão e atrai novos investimentos

26/05/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

Representantes de Mato Grosso do Sul estão em Paris, na França, para participar da 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que acontece entre os dias 25 e 29 de maio, na Maison de la Chimie. A comitiva é composta por integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, embarca na terça-feira (28) e estará presente na quinta-feira (29), data em que Mato Grosso do Sul deve ser oficialmente reconhecido pela OMSA como área livre de febre aftosa sem vacinação.

O evento é realizado anualmente e reúne representantes de 183 países membros, além de organizações internacionais e regionais, para debater temas fundamentais ligados à saúde animal global. A possível certificação de Mato Grosso do Sul marca um avanço estratégico na abertura de novos mercados internacionais para a carne bovina do Estado, conforme destacou Verruck.

“Mato Grosso do Sul já exporta carne para vários países da Europa, para a China e Estados Unidos. Mas temos capacidade de entrar em mercados mais sofisticados que remuneram melhor o produto e isso é importante para o produtor rural sul-mato-grossense porque vamos competir com Estados como Santa Catarina, que até então estava sozinha na exportação para países mais exigentes, a exemplo do Japão”, ponderou o secretário.

Entre os temas debatidos na assembleia está o Fórum de Sanidade Animal sobre Vacinas e Vacinação, que abordará avanços, desafios regulatórios, entraves logísticos e aspectos comerciais relacionados ao desenvolvimento de vacinas. Diversos países estão apresentando seus status sanitários durante o encontro.

Para Mato Grosso do Sul, o destaque é a chancela internacional que coroa um trabalho contínuo de sanidade e fiscalização. O Estado já é reconhecido nacionalmente como livre da febre aftosa sem vacinação há dois anos, período no qual não houve detecção da circulação do vírus.

Apesar dos avanços, Verruck reforça a importância da manutenção dos protocolos sanitários. “É importante que o Ministério da Agricultura, que todos os órgãos de defesa sanitária animal, os produtores rurais, as equipes de fiscalização do Estado, mantenham toda essa estrutura de vigilância permanente para que possamos manter esse status de área livre da aftosa no longo prazo para Mato Grosso do Sul”, pontuou.

O secretário também projeta novos investimentos no setor agroindustrial com o reconhecimento internacional. A expectativa é de crescimento tanto no beneficiamento de carnes quanto na produção de bovinos e suínos.

A comitiva sul-mato-grossense é formada pelo secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta; o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold; o coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda; o diretor executivo da Iagro, Cristiano Moreira de Oliveira; o assessor de Inteligência, Robson dos Anjos; e Jacqueline Marques de Oliveira, gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal da Agência. Representando a Assembleia Legislativa do Estado, acompanha a missão o deputado estadual Paulo Corrêa.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp