Por Redação
O Bioparque Pantanal, em Campo Grande, será o palco do encerramento nacional do Movimento Maio Amarelo 2025 nesta terça-feira (27), a partir das 14h30. Reconhecido como o maior aquário de água doce do mundo, o espaço vai receber autoridades, especialistas e representantes de trânsito de todo o país para celebrar os resultados da mobilização por um trânsito mais seguro.
Criado a partir de uma iniciativa da ONU em 2011 e implementado no Brasil desde 2014, o Maio Amarelo é um movimento internacional que busca reduzir acidentes e mortes no trânsito por meio da conscientização da sociedade e da atuação do poder público. A escolha do mês de maio se tornou referência mundial em segurança viária, e a cor amarela simboliza atenção e advertência, como nas sinalizações de trânsito.
Mato Grosso do Sul foi escolhido como sede do encerramento nacional por sua atuação contínua em ações educativas, especialmente intensificadas durante o mês de maio. O estado também é o único do país com todos os municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A programação começa com a apresentação da peça vencedora da etapa estadual do Prêmio Fetran MS 2024. Em seguida, será feito um balanço das ações realizadas em 2025, conduzido por Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), com destaque para os impactos do movimento em todo o Brasil.
Para reforçar a importância da conscientização no trânsito, o evento contará com a palestra especial “Qualidade de Vida e Segurança na Mobilidade”, ministrada pelo apresentador, piloto de testes e Embaixador do Maio Amarelo, Cesar Urnhani.
A iniciativa é promovida pelo ONSV em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Governo de Mato Grosso do Sul, Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Ministério dos Transportes. A programação será transmitida ao vivo pelo canal do Detran-MS no YouTube.