Mortalidade materna em Mato Grosso do Sul tem redução significativa nos últimos cinco anos

Estado lançou campanha para mobilizar sociedade e gestores sobre a importância do acompanhamento pré-natal

27/05/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

Mato Grosso do Sul tem apresentado redução nos índices de mortalidade materna ao longo dos últimos cinco anos. A tendência acompanha a meta estabelecida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que propõe, até 2030, a diminuição para menos de 30 óbitos por 100 mil nascidos vivos.

A exceção no período foi 2021, quando houve aumento nos registros de mortes, impulsionado pela pandemia de Covid-19. Ainda assim, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta que houve uma queda significativa nos anos seguintes, reflexo de ações voltadas à saúde da mulher durante a gestação, o parto e o pós-parto.

Com o objetivo de manter esse ritmo de redução e cumprir o compromisso internacional, a SES lançou neste mês a Campanha Digital de Maio, que pretende envolver tanto os gestores públicos quanto a sociedade na prevenção de novos casos.

“Essa expressiva redução da mortalidade materna em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos representa um avanço notável e reflete o compromisso do nosso Estado em priorizar a saúde de nossas mulheres, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Campanha Digital de Maio surge como um reforço nesta jornada unindo esforços de gestores e da sociedade para consolidarmos essa conquista antes do prazo estabelecido. As parcerias fortalecem ainda mais nossas ações, impulsionando-nos rumo a um futuro onde a maternidade seja uma experiência segura e plena para todas", afirma a gerente da Vigilância do Óbito Materno e Infantil da SES, Hilda Guimarães.

Segundo a gerente, nove mortes maternas foram registradas em 2025 até o momento. O dado acende um alerta para a continuidade das ações preventivas e para a importância do acesso ao atendimento adequado.

“Precisamos chamar a atenção da importância dessas mulheres buscarem os serviços de saúde que oferecem os exames necessários desde o acompanhamento no pré-natal até o puerpério. Cada vida importa e a informação e o acesso aos cuidados adequados são ferramentas poderosas para garantirmos que nenhuma mãe perca a oportunidade de acompanhar sua gestação com os devidos cuidados. A Campanha Digital de Maio é um convite à ação, um lembrete de que a responsabilidade de proteger a vida materna é de todos nós”, completa Hilda.

O Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, celebrado em 28 de maio, também marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, data que reforça a importância de políticas públicas voltadas à saúde materna e à prevenção de óbitos evitáveis.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp