Por Redação
Onze ambulâncias foram entregues pelo Governo de Mato Grosso do Sul a municípios de diferentes regiões do Estado para reforçar a estrutura da saúde pública. A ação foi conduzida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e tem como objetivo melhorar o atendimento e o transporte de pacientes. A entrega dos veículos aconteceu na última sexta-feira (23), na Escola de Saúde Pública (ESP), em Campo Grande.
A iniciativa busca garantir o transporte seguro de pacientes que precisam ser encaminhados para atendimentos fora de seus municípios de origem, assegurando mais agilidade e conforto durante o deslocamento.
As ambulâncias foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende. Os municípios contemplados nesta etapa foram: Anaurilândia, Ivinhema, Douradina, Camapuã, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Itaquiraí, Jateí, Mundo Novo e Deodápolis.
“Esta entrega representa um avanço importante para a saúde dos nossos municípios. O transporte seguro e eficiente de pacientes é fundamental, especialmente para aqueles que precisam de atendimento em outras localidades. Isso representa a estruturação do serviço de atendimento móvel de urgência nos municípios que dependem de transporte adequado para outras cidades que disponham de atendimento especializado”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa.
Autor da emenda que viabilizou a compra dos veículos, o deputado federal Geraldo Resende ressaltou a importância da ação e se colocou à disposição para continuar contribuindo com o fortalecimento da saúde pública no Estado.
“Essa é mais uma ação que reforça o compromisso do nosso mandato em garantir que os moradores de Mato Grosso do Sul tenham acesso a um atendimento de saúde de qualidade, especialmente em momentos de urgência”.
Prefeita de Mundo Novo, Rosária Andrade celebrou a chegada do veículo e destacou o impacto positivo para a população local, que carece de atendimento de alta complexidade.
“Para nós, que somos um dos municípios mais distantes da Capital e com recursos limitados de grande suporte, a chegada de uma ambulância como essa é sinônimo de vida. É dizer para as pessoas da nossa cidade que elas têm mais chances de sobreviver. Receber uma ambulância não é apenas ganhar um carro, é receber a possibilidade de que as pessoas da minha cidade tenham mais chances de sobreviver”, comemora a prefeita.
Os veículos entregues são do tipo van/furgão adaptado para suporte básico, com todos os equipamentos exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito. São destinados ao transporte inter-hospitalar de pacientes com risco de vida conhecido e ao atendimento pré-hospitalar de casos que ainda não exigem intervenção médica imediata durante o trajeto.
As ambulâncias foram solicitadas por prefeitos, vereadores e secretários de saúde, por meio de ofícios encaminhados à SES, levando em consideração as necessidades específicas de cada município.
O secretário de Saúde de Camapuã, André Luiz Ferreira, destacou que a ambulância atenderá à crescente demanda por transporte de pacientes para Campo Grande, onde estão concentrados os atendimentos especializados.
“Somos um município pequeno e grande parte dos nossos pacientes tem a necessidade de vir para Campo Grande buscar os seus atendimentos especializados. Hoje nós temos sete ambulâncias desse porte e essa daqui vem para somar, para ajudar a nossa população. A aquisição dessa ambulância, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, atende à crescente demanda por transporte de urgência e emergência, melhorando o acesso dos moradores de Camapuã a serviços de saúde especializados na Capital”, disse o secretário.
A entrega representa um passo importante para aprimorar o atendimento emergencial no Estado e demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em fortalecer a rede pública de saúde e garantir mais segurança no transporte de pacientes.