Com geada e granizo, frente fria coloca MS em alerta para frio intenso e tempestades

Defesa Civil emite dois alertas laranjas para o Estado; temperaturas podem cair abaixo de 0°C em algumas regiões

27/05/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

O avanço de uma frente fria deve derrubar as temperaturas em Mato Grosso do Sul a partir da noite desta terça-feira (27). O fenômeno será acompanhado por condições climáticas adversas, como tempestades e possibilidade de queda de granizo em algumas regiões do Estado.

A Defesa Civil emitiu dois alertas laranjas, válidos a partir das 23h desta terça até às 9h de quinta-feira (29). Um deles é referente ao declínio acentuado das temperaturas e o outro alerta para tempestades.

No caso do frio, o aviso destaca o risco de queda brusca de temperatura, superior a 5°C. Já o alerta de tempestade aponta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm por dia, com ventos fortes e eventual queda de granizo, o que pode causar alagamentos, cortes de energia elétrica e queda de árvores.

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a previsão indica que as temperaturas devem variar entre 5°C e 10°C, especialmente nas cidades da região sul do Estado. Nessas áreas, há inclusive possibilidade de geada.

O Cemtec explica que o fenômeno climático é resultado do avanço de uma frente fria combinada com o transporte intenso de calor e umidade, o que pode gerar chuvas localizadas, tempestades com raios e rajadas de vento.

"Para quarta-feira (28/05), deverá ocorrer o que chamamos de mínimas invertidas, onde elas são observadas à noite, devido ao avanço da frente fria. Estão previstas mínimas entre 5-8°C e máximas entre 18-20°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados", diz o Cemtec.

As temperaturas devem continuar baixas pelo menos até o início de junho, mantendo o tempo frio em todo o Estado.

Previsão por municípios

Em Campo Grande, o frio mais intenso deve começar nesta quarta-feira (28), com mínima prevista de 7°C e máxima de 19°C. Na quinta-feira (29), a mínima se mantém em 7°C, e a máxima deve cair para 17°C.

Aral Moreira deve registrar temperaturas entre 4°C e 17°C, com céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Dourados também sentirá a queda brusca: a mínima deve chegar a 5°C e a máxima a 21°C, com alternância entre períodos de sol e chuva.

As menores temperaturas do Estado são esperadas na região sul, onde os termômetros podem atingir 0°C, com sensação térmica ainda mais baixa em alguns pontos.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp