Com vacinação e abrigo, segunda noite de ação acolhe população em situação de rua na Capital

Atendimento integra estrutura emergencial ativada pela Prefeitura durante noites com temperatura igual ou inferior a 12 °C

29/05/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

A Prefeitura de Campo Grande acolheu 64 pessoas em situação de rua na segunda noite da ação emergencial “Inverno Acolhedor – Ponto de Apoio no Frio”, realizada no Parque Ayrton Senna. Além da estrutura para pernoite, os atendidos também receberam vacinação contra a gripe, ofertada por meio do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), a iniciativa contabilizou, em dois dias de funcionamento, um total de 118 atendimentos. A estrutura funciona das 18h às 6h e tem como objetivo oferecer proteção durante os dias de frio intenso na Capital.

“Campo Grande está em situação de emergência, e a vacinação de toda a população é essencial para reduzirmos os índices de internações. Nesta noite, os serviços foram oferecidos para garantir que essa população vulnerável também esteja imunizada”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.

Presente no ponto de apoio, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Camila Jara Nascimento, reforçou o êxito da ação. “Está sendo uma ação muito bem-sucedida, principalmente pelo sentimento de acolhimento. Em apenas duas noites, já totalizamos 118 pessoas acolhidas, superando nossas expectativas. A SAS tem atuado em parceria com a Defesa Civil, acompanhando a previsão do tempo para antecipar os preparativos. A ação será realizada sempre que a temperatura for igual ou inferior a 12°C”, destacou.

Das 64 pessoas atendidas na segunda noite, cinco chegaram ao local por conta própria. As demais foram encaminhadas pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que atuaram durante toda a noite e madrugada.

A estrutura do ponto de apoio oferece colchões, cobertores, alimentação noturna, atendimento do Consultório na Rua (Sesau), espaço pet e acompanhamento permanente das equipes de abordagem social. Ao final do acolhimento, às 6h, os atendidos são orientados a seguir para o Centro POP, onde podem continuar recebendo atendimento pela rede municipal.

Estrutura para noites de frio extremo

O projeto “Inverno Acolhedor” é ativado conforme alertas da Defesa Civil que indicam temperaturas iguais ou inferiores a 12 °C. Nestes casos, a estrutura montada no Parque Ayrton Senna passa a funcionar das 18h às 6h, oferecendo acolhimento emergencial.

O espaço conta com salas internas fechadas, colchões, alimentação fornecida por entidades parceiras, distribuição de agasalhos e uma área adaptada para acolher animais de estimação que acompanham a população em situação de rua.

A ação é coordenada pela SAS e executada em parceria com a Superintendência de Política de Direitos Humanos (SDHU), Defesa Civil Municipal, Funesp, Sesau, Proteção Social Especial e instituições da rede socioassistencial.

Assistência durante todo o ano

Além da ação emergencial em noites frias, a assistência social do município mantém serviços contínuos. Entre janeiro e maio deste ano, mais de 4 mil cobertores foram distribuídos a pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência e do próprio Seas.

O Centro POP segue com atendimento diário, ofertando alimentação, banho, apoio técnico, encaminhamentos e acolhimento psicossocial. Até 19 de maio, foram registrados mais de 5,5 mil atendimentos técnicos e mais de 22 mil refeições servidas.

A população pode colaborar com as ações informando sobre pessoas expostas ao frio pelos telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou 156. As equipes do Seas atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana, realizando busca ativa em toda a cidade.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp