Por Redação
Uma intensa frente fria, considerada a mais forte de 2025 até o momento, avança sobre o Brasil e deve provocar queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, ao menos oito capitais, incluindo Campo Grande, podem registrar as menores temperaturas do ano.
A previsão aponta que os termômetros devem atingir entre 4°C e 6°C na capital sul-mato-grossense, superando o recorde atual de 13,8°C registrado em 2025. O pico da onda de frio deve ocorrer entre a madrugada e as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (30) ou no sábado (31), quando os novos recordes devem ser confirmados.
Além de Campo Grande, também podem bater recordes de frio as capitais:
Porto Alegre: entre 7°C e 9°C (recorde atual: 9,2°C)
Florianópolis: entre 9°C e 11°C (recorde atual: 12,4°C)
Curitiba: entre 2°C e 4°C (recorde atual: 9,5°C)
São Paulo: entre 8°C e 10°C (recorde atual: 13,3°C)
Cuiabá: entre 11°C e 13°C (recorde atual: 19,0°C)
Rio Branco: entre 14°C e 16°C (recorde atual: 20,4°C)
Porto Velho: entre 18°C e 20°C (recorde atual: 23,0°C)
O fenômeno climático conhecido como friagem também está previsto para parte da região Norte, atingindo áreas de Rondônia, extremo sul do Acre e do Amazonas. A friagem se caracteriza por uma queda brusca nas temperaturas, causada pela incursão de ar polar e não por tempo chuvoso ou excesso de nuvens.
"O ar polar começa a atuar com força no Sul, com queda acentuada nas temperaturas na região, e também começa a influenciar o clima em algumas partes do Mato Grosso do Sul", aponta o Climatempo.
Nesta quinta-feira (29), a massa de ar frio já provoca redução nas temperaturas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso, além de estados da região Norte.