Por Redação
Uma intensa massa de ar frio que chegou no final da tarde de quarta-feira (28) derrubou os termômetros em diversas regiões de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a temperatura mínima registrada foi de 6,6°C, a menor deste ano e também a mais baixa para o mês de maio desde 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Naquele ano, em 20 de maio, a mínima na Capital foi de 6°C — a menor marca registrada para maio em uma década. Na ocasião, os termômetros permaneceram abaixo dos 10°C por três dias consecutivos, entre 20 e 23 de maio. Segundo o Inmet, apesar das baixas temperaturas serem típicas do outono em outras regiões do Brasil, quedas tão acentuadas não ocorrem com frequência no Estado.
Desde a semana passada, o Inmet vem alertando sobre a queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Em comunicado, o órgão afirmou:
“A intensa massa de ar frio, empurrada por um anticiclone presente na retaguarda da frente fria, deverá avançar para latitudes mais baixas, chegando até Rondônia, Acre e sul/sudoeste do Amazonas, evidenciando, dessa forma, o episódio de friagem mais intenso ocorrido neste ano na Amazônia até então.”
Para o território sul-mato-grossense, a previsão aponta possibilidade de geada nesta sexta-feira. Já na Região Sul do país, houve registro de neve em São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC).
Em Mato Grosso do Sul, o frio também se intensificou em municípios do interior. A menor temperatura foi registrada na Fazenda Campo Zélia, na área rural de Corumbá, com 2,6°C. Na zona urbana da cidade, a mínima foi de 11,5°C. Iguatemi marcou 3,7°C e Aral Moreira, 4°C. Já os municípios com temperaturas mais altas foram Cassilândia, com 11,7°C, e Pedro Gomes, com mínima de 13,3°C.
Previsão do tempo
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), esta sexta-feira terá tempo firme, com sol predominando e poucas nuvens, resultado da atuação de um sistema de alta pressão que mantém o tempo seco no Estado.
A previsão indica mínimas de até 4°C nas regiões sul, Cone Sul e Grande Dourados. No sudoeste e Pantanal, os termômetros devem variar entre 7°C e 17°C, com máximas entre 18°C e 24°C. No leste e norte, incluindo a região do Bolsão, as mínimas oscilam entre 6°C e 15°C.
No fim de semana, as temperaturas voltam a subir gradualmente. Em Campo Grande, a mínima prevista é de 12°C, enquanto o sul do Estado continuará enfrentando frio abaixo dos 10°C.