Por Redação
As políticas ambientais em desenvolvimento no Mato Grosso do Sul foram o principal destaque da abertura do Fórum LIDE – COP30, realizada nesta sexta-feira (30) em Bonito. Reconhecida como a capital do ecoturismo no Brasil, a cidade foi escolhida para sediar o evento em razão de sua vocação para unir conservação ambiental e dinamismo econômico. O encontro reúne autoridades públicas, especialistas e lideranças do setor produtivo com o objetivo de discutir caminhos para o desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimônia de abertura, o governador Eduardo Riedel ressaltou o compromisso do Estado com a sustentabilidade.
“Aqui no Mato Grosso do Sul, nosso trabalho tem por objetivo mostrar claramente que existe um outro lado, só que de uma maneira diferente. Quando a gente coloca os vetores de desenvolvimento do Estado atrelados à agenda da transição energética, segurança alimentar e da sustentabilidade, isso é possível fazer e mostrar. E para isso a gente entende que também demanda não só atrair o capital privado, que estão dentro dessa agenda, por competitividade dentro do nosso Estado, mas também criar e mostrar ao mundo um nível de governança multissetorial, um nível de governança que envolva os municípios, é uma prioridade do Estado”, afirmou.
As iniciativas ambientais do Estado, com destaque para a Lei do Pantanal – voltada à proteção do bioma – e a atuação de Riedel como articulador de políticas sustentáveis com impacto global, foram elogiadas por figuras de peso, como João Doria, ex-governador de São Paulo e fundador do LIDE, e Helder Barbalho, governador do Pará e anfitrião da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
“O Mato Grosso do Sul é um exemplo para o Brasil de modelo de desenvolvimento com sustentabilidade, de poder conciliar o seu ativo ambiental, o Pantanal, que certamente junto com a Amazônia são os principais holofotes ambientais internacionais que voltam os olhos do mundo para estes biomas. Mas aqui, vocações como o agronegócio impulsionam gerando emprego e desenvolvimento. E é um ponto que nós temos buscado fazer no Estado do Pará”, destacou Barbalho.
Com a participação de mais de cem líderes empresariais, o Fórum LIDE COP30 visa antecipar os principais temas da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A programação inclui três painéis temáticos voltados à economia verde e ao futuro da sustentabilidade no Brasil.
Entre os participantes estão Dan Ioschpe, representante do setor privado global na próxima COP, e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU.
João Doria, cochairman do LIDE, elogiou a liderança de Riedel:
“O governador Riedel foi o autor da grande ideia de estarmos aqui em Bonito nesta manhã. E este homem faz toda a diferença na qualidade da gestão pública. Tendo sido prefeito da cidade de São Paulo e governador do estado de São Paulo, eu posso dizer, com toda tranquilidade, e referendar a qualidade do governo que é exercido no Mato Grosso do Sul pela figura que o governador Eduardo Riedel. É um orgulho, certamente, para os cidadãos do seu estado tê-lo como governador. Mas é um orgulho também para nós brasileiros, mesmo não vivendo aqui, ter alguém com a sua ética, com seus princípios, com a sua qualidade, com a sua juventude e a sua referência de como fazer política com honestidade, com decência e com eficiência.”
Os debates da manhã abordaram os temas “Desenvolvimento econômico e sustentabilidade: um equilíbrio sustentável”, que contou com a participação do ex-ministro Henrique Meirelles, e “Oportunidades, negócios e a economia sustentável”, com foco em empreendedorismo verde e responsabilidade socioambiental. Este último teve entre os convidados Alexandre Bossi, presidente da SOS Pantanal.
Bonito e a nova economia verde
A escolha de Bonito para sediar o evento reforça o simbolismo da cidade como referência nacional em ecoturismo. Localizada em um Estado que adota políticas públicas para atrair investimentos sustentáveis, Bonito representa o equilíbrio buscado entre preservação ambiental e desenvolvimento econômico.
Realizado pelo LIDE – maior grupo de networking empresarial da América Latina –, o evento conta com apoio institucional do Sistema FIEMS e do Governo do Estado. A proposta é fortalecer a articulação entre os setores público, privado e a sociedade civil em torno da pauta climática.
Sobre o LIDE
Criado em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – promove conexões entre organizações e lideranças empresariais em diversas partes do mundo. Com sede em São Paulo e presença internacional em cinco continentes, a entidade coordena comitês setoriais em 34 áreas estratégicas da economia, fomentando inovação, livre iniciativa e crescimento sustentável.