Por Redação
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025 terminou às 22h59 desta sexta-feira (30) e, em Mato Grosso do Sul, cerca de 30 mil contribuintes não enviaram o documento dentro do período estipulado. Segundo a Receita Federal, o total de declarações recebidas foi de 641.185 — número abaixo da expectativa inicial, que era de 672 mil.
Com isso, aproximadamente 30,8 mil contribuintes do Estado estão agora em situação de pendência com o fisco, podendo sofrer penalidades. Ao todo, os contribuintes tiveram 74 dias consecutivos para preencher e enviar a declaração.
No ano passado, a realidade foi diferente: o número de declarações em MS chegou a 627 mil, superando a estimativa da Receita, que era de 623 mil. Em nível nacional, 43,3 milhões de declarações foram entregues em 2025, o que representa um déficit de cerca de 2,9 milhões em relação à projeção federal.
Aqueles que perderam o prazo estão sujeitos a multa, conforme explica a professora de Ciências Contábeis, Natalia de Fátima, em entrevista à Agência Brasil.
“A Receita Federal aplica uma multa por atraso, no valor mínimo de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do Imposto de Renda devido. Além da multa, também serão acrescidos juros.”
Além da penalidade financeira, o contribuinte inadimplente pode ter o CPF irregular, cair na malha fina ou até enfrentar um processo judicial por sonegação fiscal — crime que prevê até dois anos de prisão.
Restituição
Quem enviou a declaração dentro do prazo e tiver direito à restituição deve informar no sistema os dados bancários para o depósito: nome do banco, número da agência e da conta corrente.
A restituição será feita em cinco lotes, começando em 30 de maio. Os pagamentos seguirão a ordem de prioridade: idosos, pessoas com doenças graves, deficientes físicos e mentais são os primeiros da fila. Quem enviou cedo e sem erros também pode receber antecipadamente.
Calendário dos lotes:
1º lote: 30 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 29 de agosto
5º lote: 30 de setembro