Por Redação
Durante participação no Fórum LIDE COP30, realizado na última sexta-feira (30) em Bonito (MS), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, defendeu que a pecuária sul-mato-grossense seja o destaque de Mato Grosso do Sul na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).
Segundo Verruck, a pecuária do Estado passou por uma transformação significativa nos últimos anos, se tornando um exemplo de transição rumo a uma economia sustentável. “Quando a gente pensa no Mato Grosso do Sul, qual é o destaque que a gente pode falar na COP? Eu colocaria a pecuária. Por quê? Porque a pecuária no mundo inteiro é avaliada sobre o ponto de vista de geração de metano. Nós temos uma pecuária de baixo carbono. Através da integração lavoura-pecuária-floresta, conseguimos certificar a nossa pecuária como uma atividade de baixa emissão de carbono”, afirmou.
O secretário participou do terceiro painel do evento, que teve como tema “A contribuição da agroindústria para a sustentabilidade”, realizado entre 15h e 16h30. Ele destacou que Mato Grosso do Sul conseguiu manter o rebanho bovino e, ao mesmo tempo, ampliar a produtividade e reduzir impactos ambientais. “Nós retiramos da pecuária 5 milhões de hectares, mantivemos o rebanho e aumentamos o número de abates. Nós reduzimos o tempo médio dos animais a 17 meses. Então, acho que nós levaremos um destaque para ser percebido, que é a pecuária de corte. É a conservação da biodiversidade”, declarou.
O painel também contou com a participação de nomes como Francisco Matturro (ex-secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo), Renata Andrade (presidente da Rede de Governança Climática de Sustentabilidade), Rodrigo Simonato (Head de Relações Institucionais da TEREOS), a diretora de relações corporativas da Suzano, Maria Lisbôa, e o cantor e produtor rural Almir Sater.
O Fórum LIDE COP30 foi promovido pelo Governo do Estado, pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), no Hotel Zagaia. O evento reuniu importantes lideranças da política e do setor empresarial nacional, como os governadores Eduardo Riedel (MS) e Helder Barbalho (PA), o ex-presidente Michel Temer, o ex-governador de São Paulo João Doria e os ex-ministros Henrique Meirelles (Fazenda e Banco Central), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).
Durante a manhã, foram realizados outros dois painéis: “Desenvolvimento econômico e Sustentabilidade: um equilíbrio sustentável”, que debateu o alinhamento entre crescimento econômico e preservação ambiental; e “Oportunidades, Negócios e a Economia Sustentável”, focado em novas fronteiras do empreendedorismo verde e modelos de negócio com responsabilidade socioambiental.