Bonito sedia Fórum de Mudanças Climáticas e Encontro de Secretarias Municipais de Meio Ambiente na próxima semana

Programação inclui palestras, painéis e feira temática sobre sustentabilidade e conservação da biodiversidade

02/06/2025 00h00 - Atualizado há 1 mês

Por Redação

Bonito será palco de três importantes eventos voltados à sustentabilidade e às políticas ambientais na próxima semana. Nos dias 10 e 11 de junho, o município recebe o III Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e o II Encontro de Secretarias Municipais de Meio Ambiente. Paralelamente, acontece a XIII Feira Ambiental de Bonito, que segue até o dia 12. As atividades ocorrem no Centro de Convenções e integram as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A programação reúne representantes do poder público, setor produtivo, universidades, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais. O III Fórum Estadual de Mudanças Climáticas é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com apoio do Sebrae/MS. O espaço foi criado para debater e propor políticas públicas voltadas às mudanças climáticas em Mato Grosso do Sul.

As duas edições anteriores do Fórum aconteceram em março e novembro de 2024, em Campo Grande. As demandas debatidas naquelas ocasiões serão apresentadas ao Governo do Estado durante o encontro em Bonito, com o objetivo de embasar ações de mitigação, adaptação e transição para uma economia de baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Com o tema “Futuro possível, próspero e verde”, o evento será aberto oficialmente às 8h do dia 10 de junho. Logo após a solenidade, as Câmaras Técnicas do Fórum entregam as Notas Técnicas elaboradas ao longo de reuniões mensais, com base nas pautas levantadas nas edições anteriores. As câmaras foram divididas nos temas: Pantanal, Recursos Hídricos, e Impactos Ambientais e Adaptações Urbanas.

Ainda na manhã do dia 10, o biólogo e doutor em Ecologia pela Unicamp, Rafael Loyola, ministra uma palestra inserida no Eixo II do Fórum, com o tema “O Desafio de Construir Futuros Possíveis que Integrem e Harmonizem o Desenvolvimento Socioeconômico e a Conservação Ambiental”. Com mais de 200 artigos publicados, Loyola é membro da Academia Brasileira de Ciências e coordena a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. A manhã se encerra com a participação do secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

No período da tarde, a programação segue com apresentações da equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Semadesc, que abordará programas estaduais, como os de Pagamento por Serviços Ambientais e os Fundos Estaduais voltados à conservação. Em seguida, o secretário adjunto da Semadesc, Artur Falcette, conduz o painel “A Visão de Futuro que Queremos Passa pela Governança Multinível”, destacando a experiência do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Rio Formoso.

Na sequência, a diretora de Assuntos Regulatórios da Biomas, Natalia Renteria, discute a governança multinível na regulação dos mercados de carbono no Brasil, traçando perspectivas para uma economia mais verde.

II Encontro de Secretarias

No dia 11 de junho, a programação continua com o II Encontro Estadual de Secretarias de Meio Ambiente, também no Centro de Convenções de Bonito, das 8h às 18h. Ao longo do dia, quatro painéis temáticos abordarão desafios enfrentados pelos municípios sul-mato-grossenses.

O primeiro painel, “Desafios de Mato Grosso do Sul frente às Mudanças Climáticas”, traz duas palestras: “Um olhar sobre as políticas de descarbonização de Mato Grosso do Sul”, apresentada por Artur Falcette, e “Como anda a gestão de resíduos sólidos em Mato Grosso do Sul”, com a servidora do TCE/MS, Thainá Domingues Nogueira. A mediação será do secretário Jaime Verruck.

No segundo painel, o foco será “O Desafio de Políticas Públicas Municipais de Meio Ambiente que Sejam Sucesso em Capitais Brasileiras”. A servidora da Prefeitura de Florianópolis (SC), Karina da Silva Souza, falará sobre “Uma Capital em uma ilha com lixo zero”, enquanto a servidora de Curitiba (PR), Leila Maria Zem, apresenta “A educação ambiental sobre resíduos através da família Folha”. A mediação ficará por conta da procuradora Senise Freire Chacha, da Procuradoria-Geral do Estado na Semadesc.

Após o almoço, o terceiro painel abordará a “Gestão de Resíduos Sólidos”, com as participações de Agadir Mossmann (Maracaju), Fábio Luiz Lorenci (Itaquiraí) e Mariana Amaral do Amaral (Três Lagoas). A mediação será feita por Iara Marchioretto, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS).

O último painel do dia tratará da “Gestão de Educação Ambiental”. O secretário de Meio Ambiente de Bonito, Thyago Sabino, apresentará o programa municipal de educação ambiental, enquanto Jaqueline Fernanda Meireles, de Mundo Novo, falará sobre “Ações e motivações na educação ambiental municipal”. A mediação será de Adriano de Souza Coelho, do Imasul.

Feira Ambiental

A programação conta ainda com a XIII Feira de Mudanças Climáticas de Bonito, que ocorrerá até 12 de junho no espaço externo do Centro de Convenções. Organizada pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), a feira busca fomentar o diálogo, a troca de conhecimentos e o engajamento da sociedade na conservação ambiental.

Neste ano, o evento conta com decoração especial que homenageia os três biomas de Mato Grosso do Sul: Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Diversos estandes montados por escolas, órgãos públicos e instituições ambientais apresentarão projetos e iniciativas voltados à preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp