Por Redação
O Frigorífico MS Boi, localizado em Rio Verde de Mato Grosso, obteve credenciamento para operar no Programa Precoce/MS, iniciativa do Governo do Estado que estimula práticas sustentáveis e de qualidade na pecuária. A planta, que possui capacidade para abater até 500 animais por dia, foi aprovada após auditoria técnica “in loco” realizada pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Durante a auditoria, foi acompanhado o abate de 60 fêmeas precoces provenientes de uma propriedade da região. Todo o processo — desde o curral até a linha final de abate — foi monitorado, com avaliação da classificação e tipificação das carcaças bovinas.
A gestora do Precoce/MS na Semadesc, Gladys Espíndola, participou da auditoria e explicou a metodologia adotada. “Após analisarmos remotamente o sistema no e-Fazenda, quanto ao processo de classificação do lote de animais, mapa de apuração, relatórios de abate e cálculo dos valores de incentivos, constatamos que os procedimentos foram feitos dentro da conformidade, de acordo com os requisitos do referido programa”, salientou.
Com o resultado positivo, a unidade foi oficialmente credenciada no Proape/MS, passando a integrar o grupo de frigoríficos aptos a realizar abates pelo Precoce/MS.
Atualmente, 26 plantas frigoríficas estão credenciadas no Estado por meio do programa. Em 2024, já são 2.522 estabelecimentos rurais cadastrados, que juntos somam 567.850 animais abatidos, com repasses que ultrapassam os R$ 57,5 milhões aos produtores participantes.