Por Redação
Mato Grosso do Sul segue sob tempo firme nesta quarta-feira (4), com sol predominando na maior parte do estado. Apesar da estabilidade, instabilidades atmosféricas vindas do Paraguai e do Paraná podem provocar pancadas isoladas de chuva no extremo sul do território sul-mato-grossense.
Segundo a Climatempo, cidades como Novo Horizonte do Sul, Mundo Novo, Itaquiraí, Naviraí e Ivinhema podem registrar garoas pontuais. A expectativa é de que não haja grande volume acumulado, com o sol ainda aparecendo nessas localidades, embora acompanhado por aumento de nuvens e possibilidade de chuva entre o fim da manhã e o início da tarde.
A meteorologia também alerta para ventos moderados, com velocidades entre 40 e 50 km/h, especialmente em áreas do oeste e sudoeste do estado, devido ao deslocamento de uma baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Calor persiste e fim de semana será de sol
As temperaturas elevadas continuam sendo destaque em diversas regiões. Em Corumbá, os termômetros podem alcançar os 32°C; em Porto Murtinho, a máxima prevista é de 31°C. Já em Campo Grande, o céu deve permanecer com poucas nuvens e sem previsão de chuva, com a temperatura chegando aos 29°C durante a tarde.
As regiões central, norte, oeste e leste de Mato Grosso do Sul devem manter o padrão de tempo seco e ensolarado até o final da semana. A chuva deve continuar concentrada apenas no extremo sul do estado.
Frente fria deve derrubar temperaturas na próxima semana
Na quinta-feira (5), as condições climáticas devem se repetir: sol predominante em grande parte do estado, com possibilidade de pancadas isoladas apenas na divisa com o Paraná. Essas chuvas devem ser fracas a moderadas, sem risco de temporais. Em Campo Grande, a previsão é de céu aberto, poucas nuvens e máxima de 30°C.
A expectativa, no entanto, é que a chuva comece a retornar de forma mais ampla a partir da próxima segunda-feira (9). A partir da terça-feira (10), uma nova massa de ar polar deve avançar sobre Mato Grosso do Sul, provocando queda significativa nas temperaturas.
As regiões mais ao sul sentirão primeiro a nova onda de frio, com mínimas e máximas mais baixas, condição que deve se manter até, pelo menos, o sábado (14).