Por Redação
O Governo de Mato Grosso do Sul reuniu nesta semana todos os secretários estaduais e seus adjuntos para avaliar o andamento dos projetos em cada pasta e traçar as metas para o segundo semestre. O encontro, realizado no Gabinete do Receptivo, teve como foco discutir ajustes, avanços e gargalos na execução do plano de governo.
"Uma reunião importante para que todos possamos enxergar de maneira mais próxima as ações conduzidas por cada secretaria. Momento importante, pois chegamos a dois anos e meio de gestão. Orgulhoso do time e do que produzimos até hoje, fizemos o dever de casa e ainda tem muitos projetos pela frente. Muito realizado de estar cumprindo o nosso plano de governo", afirmou o governador Eduardo Riedel.
Durante a reunião, cada secretário teve um tempo determinado para apresentar os principais projetos da pasta, destacar entregas realizadas no primeiro semestre e pontuar desafios para o restante do ano.
Entre os programas destacados, está o MS Ativo, que visitou 29 municípios até junho para ouvir prefeitos e vereadores sobre demandas locais e prioridades de obras. O governo também citou o andamento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) nas áreas da saúde e infraestrutura, como a Rota da Celulose, além de avanços previstos no programa Rodar MS, voltado à manutenção de rodovias.
Na educação, a gestão estadual destacou a universalização da educação integral e profissional em todos os municípios. Na segurança pública, foram mencionadas aquisições de veículos, ações de combate ao crime e programas de cidadania.
Outros pontos abordados foram a ampliação da regionalização da saúde, a integração entre turismo, cultura e esporte por meio de feiras e eventos, e ações sociais que, segundo o governo, contribuíram para a redução da extrema pobreza a partir da busca ativa por famílias em situação de vulnerabilidade.
O secretário de Governo, Rodrigo Perez, defendeu o alinhamento entre os gestores como estratégia para alcançar melhores resultados. "Nosso foco é a concretização do plano de governo em sintonia com o contrato de gestão. Eles estão sendo bem cumpridos e o nosso exercício diário é fazer o plano de governo acontecer. Temos ações importantes como o MS Ativo que promove a integração do Estado com os municípios, gerando resultados diretos à população. Nossa união (secretários) vai superar os desafios e fazer as entregas necessárias", disse.
Contrato de gestão
Durante o encontro, também foi discutido o andamento do contrato de gestão, documento que orienta metas e prazos a serem cumpridos pelas secretarias até o fim de 2025. No total, são 299 projetos e 848 entregas previstas. Parte das metas já foi cumprida no primeiro semestre, como obras de infraestrutura, ações do MS Ativo e eventos na área de cultura e esporte.
No campo educacional, foram destacadas a formação de professores e a realização do projeto EJA Mulheres Indígenas. Também houve menção à transformação digital em órgãos como a Iagro e a PGE, além da realização de cursos de investigação criminal e lançamento de editais voltados à bioeconomia e ao pagamento por serviços ambientais.
"São dez anos de contrato de gestão. Ele nos trouxe até aqui com um modelo consolidado, feito com muita persistência. Temos que exaltar um instrumento que gera reflexão em cada gestor, sobre como está conduzindo seus projetos. Sempre como objetivo final atender às pessoas", declarou Riedel.