Detran-MS alerta: licenciamento para placas finais 4 e 5 vence em junho

Valor da taxa aumenta após o prazo e atraso pode levar à apreensão do veículo

06/06/2025 00h00 - Atualizado há 3 semanas

Por Redação

O Detran-MS alerta os proprietários de veículos com placas terminadas em 4 e 5 sobre o vencimento do licenciamento anual, que deve ser quitado até o dia 30 de junho, último dia útil do mês. A expectativa é que aproximadamente 204.758 veículos em Mato Grosso do Sul estejam sujeitos à regularização neste período.

A taxa de licenciamento tem valor de 4,53 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) para pagamentos realizados até o prazo final. Após essa data, o valor sobe para 5,88 Uferms. De acordo com a resolução nº 3.452 da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a unidade da Uferms está fixada em R$ 52,62 neste mês.

O porte do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) segue sendo obrigatório. O documento deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado, podendo ser exibido tanto no formato físico quanto digital, por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Motoristas que forem abordados sem o CRLV ou com o licenciamento vencido estarão sujeitos a infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47. Há a possibilidade de regularização imediata via PIX, o que pode evitar a remoção do veículo ao pátio.

Prorrogação para final 3

No início de maio, o Detran-MS identificou falhas de paginação na impressão das guias de licenciamento dos veículos com placa final 3. As inconsistências geraram divergências entre os dados da capa da correspondência e o conteúdo interno da guia.

Em função do erro, o departamento prorrogou o vencimento para os veículos com final 3. Agora, esses proprietários têm até setembro de 2025 para efetuar o pagamento do licenciamento.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp