Por Redação
A operadora TIM Brasil anunciou que Campo Grande passou a contar, desde maio, com cobertura 5G em 100% dos seus 79 bairros. Com isso, a capital de Mato Grosso do Sul se torna a terceira do Centro-Oeste a alcançar esse marco, ficando atrás apenas de Brasília (DF) e Goiânia (GO).
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campo Grande tem uma área de mais de 8 mil km² e população estimada em mais de 950 mil habitantes. A TIM acredita que a expansão da rede pode contribuir diretamente para o avanço socioeconômico da cidade.
A instalação das antenas 5G no município atende aos parâmetros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que determina a existência de uma estação ativa para cada 10 mil moradores até julho de 2025.
A presença da nova tecnologia em todo o território da capital amplia o acesso a serviços públicos digitais, impulsiona o comércio por meio de aplicativos e plataformas online e favorece o desenvolvimento da chamada Indústria 4.0. O agronegócio, a saúde e a educação estão entre os setores que devem ser beneficiados.
Além disso, a TIM destaca que o 5G proporciona mais agilidade e conforto no dia a dia dos usuários, permitindo transmissões mais rápidas e melhor compartilhamento de imagens e vídeos.
Atualmente, a operadora mantém a tecnologia 5G ativa em mais de 600 municípios do país e possui cerca de 12 mil antenas licenciadas. A empresa também é a única com cobertura 4G em todos os 5.570 municípios brasileiros.