Por Redação
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e facilitar o acesso da população, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande realiza plantões especiais neste fim de semana. A ação acontece no sábado (7) e domingo (8) em três pontos estratégicos da cidade.
No sábado (7), a imunização estará disponível em dois locais: no Camelódromo da Avenida Noroeste, nº 5.089, no Centro, das 8h às 16h, e no Drive da Reciclagem, instalado no estacionamento do Bioparque Pantanal (Av. Afonso Pena, 6.277), das 9h às 17h.
No domingo (8), o atendimento será concentrado na Praça do Livro, localizada na Rua do Sacramento, s/n, no Jardim Seminário, com funcionamento das 11h às 16h.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca a importância da estratégia diante da aproximação do inverno. “Estamos nos aproximando do inverno, uma época em que as doenças respiratórias se intensificam. A vacina contra a gripe é segura, gratuita e está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. Nosso objetivo é facilitar o acesso, por isso levamos a vacinação para locais estratégicos, também aos fins de semana. É um compromisso da gestão cuidar da saúde das pessoas e salvar vidas.”
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, também alerta para os riscos da baixa cobertura. “A baixa cobertura vacinal nos preocupa, principalmente porque a gripe pode evoluir para quadros graves, exigindo internação e até levando a óbito. Estamos reforçando as ações nos territórios e com estratégias como os plantões, para alcançar quem ainda não conseguiu se vacinar. É essencial que a população aproveite essas oportunidades e se proteja. Quanto mais gente vacinada, menor a circulação do vírus e maior a proteção para todos.”
A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto. A iniciativa integra o esforço da Prefeitura para aumentar a cobertura vacinal, que ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.