Por Redação
Com a aproximação de uma nova frente fria, Mato Grosso do Sul deve registrar mudanças no tempo ao longo do fim de semana. A previsão é de queda nas temperaturas e ocorrência de chuvas em diversas regiões do Estado.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o sábado (7) será de sol entre nuvens, com aumento da nebulosidade no decorrer do dia. A expectativa é de pancadas de chuva fracas a moderadas, mas não estão descartadas tempestades localizadas, acompanhadas de raios e ventos fortes.
“Essa situação meteorológica ocorre devido a aproximação e o avanço de uma nova frente fria, aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Além disso, o transporte de calor e umidade e o deslocamento de cavados favorecem a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul”, informou o órgão.
No domingo (8), os maiores acumulados de chuva são previstos, com possibilidade de atingir até 30 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões sudeste e leste do Estado. As temperaturas também começam a cair, com mínima de 14°C e máxima de 31°C.
Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínimas entre 18°C e máximas de até 31°C. A previsão indica ventos de 40 a 60 km/h, podendo haver rajadas acima de 60 km/h em alguns momentos.
Nova onda de frio
De acordo com o Climatempo, uma massa de ar polar avança sobre o continente e deve provocar queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul, além dos estados do Sudeste, Norte e restante do Centro-Oeste.
“O ar frio abrange uma área um pouco menor e não será tão intenso como a primeira onda registrada, porém, em termos de duração, esta será um pouco maior. Muitos locais irão sentir frio por mais tempo do que a onda que encerrou no dia 3 de junho”, destacou a instituição.
A previsão para os dias 9 e 10 de junho é de temperaturas abaixo de 10°C em várias cidades do interior. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínima de 12°C e máxima de 22°C a partir de segunda-feira (9). Por enquanto, não há previsão de geadas, ao contrário do que ocorreu na última frente fria.
O que esperar do inverno
O inverno começa oficialmente em 21 de junho. Ainda não há um prognóstico definido sobre como será a estação neste ano. Historicamente, os meses de junho, julho, agosto e parte de setembro são marcados pelo tempo seco e baixos volumes de chuva.
Durante esse período, é comum a alternância entre dias de frio e calor, especialmente nos primeiros 30 dias, quando frentes frias ainda são frequentes. Em agosto, o frio tende a diminuir, dando lugar a temperaturas mais amenas e períodos prolongados de estiagem.
Uma das características do início do inverno é o primeiro dia da estação, que tem a noite mais longa do ano, com cerca de 14 horas de duração.