Por Redação
Estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) já podem se inscrever para concorrer a uma das 108 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) para 2025. As bolsas, no valor de R$ 700 por mês, têm duração de 12 meses e são financiadas com recursos do Governo do Estado.
O objetivo do programa é incentivar a pesquisa científica e tecnológica entre alunos de graduação, proporcionando formação acadêmica mais qualificada. Neste ciclo, o número de bolsas PIBIC cresceu 25% em relação ao ano anterior, totalizando 750 bolsas distribuídas entre todas as instituições vinculadas ao CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul).
As inscrições devem ser feitas de forma eletrônica por meio da plataforma SIGFUNDECT, disponível no endereço: https://sigfundect.ledes.net. O prazo se encerra no dia 13 de junho, às 17h (horário de MS).
Podem participar da seleção estudantes regularmente matriculados nos cursos das instituições listadas no edital, desde que atendam aos seguintes critérios:
• Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes;
• Ter cadastro completo no SIGFUNDECT;
• Não receber outra bolsa de agência pública de fomento.
A seleção interna dos bolsistas será conduzida por cada Instituição de Ensino Superior. Após a avaliação, as propostas aprovadas devem ser submetidas ao SIGFUNDECT entre 23 de junho e 5 de setembro. A vigência das bolsas está prevista para começar em 1º de setembro de 2025.