Por Redação
Com foco na inclusão social e no estímulo ao esporte adaptado, o Festival Paralímpico Loterias Caixa será realizado neste sábado (14), a partir das 8h, no Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), em Campo Grande. A iniciativa é voltada a crianças e adolescentes entre 7 e 20 anos, com participação gratuita e aberta ao público. A expectativa é reunir cerca de 80 participantes da capital. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/o4UTn8LEq6f917FF6.
O evento é promovido nacionalmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com a organização local do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Nesta edição, os participantes terão contato direto com três modalidades do paradesporto: judô, paraciclismo e goalball. O objetivo principal é oferecer experiências práticas e apresentar, especialmente a quem nunca teve contato com o esporte paralímpico, as possibilidades de participação e inclusão por meio da atividade física.
Responsável pela organização local do evento, Amanda Velasco, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico, destaca a importância do festival para o desenvolvimento e engajamento dos jovens.
“O festival é voltado para crianças que ainda não tiveram contato com o esporte paralímpico, oferecendo a elas a chance de descobrir que é possível praticar atividades esportivas adaptadas. Para o Estado, eventos como este são fundamentais porque podem revelar futuros atletas paralímpicos. Ao participar, a criança se sente incluída, motivada e, muitas vezes, desperta o interesse em seguir no caminho dos treinamentos e das competições”, relata Amanda.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, reforça que a ação tem papel estratégico na construção de políticas públicas voltadas à inclusão.
“O Festival Paralímpico é mais do que uma ação esportiva, é uma ponte para a cidadania. Ao investir na inclusão de crianças com deficiência por meio do esporte, o Estado promove dignidade, visibilidade e novas possibilidades de futuro para essas famílias”.
Já o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, destaca o potencial transformador da iniciativa, tanto no aspecto pessoal quanto social.
“Eventos como o Festival Paralímpico reforçam o compromisso do Governo do Estado com a inclusão por meio do esporte. É uma ação que acolhe, inspira e transforma vidas, principalmente das crianças que estão tendo o primeiro contato com o paradesporto. Estamos falando de oportunidades reais de desenvolvimento, não apenas esportivo, mas também pessoal, social e emocional”, explica Nuñez.
? Serviço | Festival Paralímpico Loterias Caixa
? Data: sábado, 14 de junho de 2025
? Horário: 8h às 12h
? Local: Ismac – Rua 25 de Dezembro, 262 – Centro – Campo Grande (MS)
? Inscrições gratuitas: https://forms.gle/o4UTn8LEq6f917FF6