Por Redação
A ação emergencial Inverno Acolhedor, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, acolheu 331 pessoas em situação de rua no Parque Ayrton Senna, durante os três dias de funcionamento do Ponto de Apoio. A segunda etapa da ação foi encerrada às 6h desta quinta-feira (12), somando 163 acolhimentos — sendo 140 homens, 23 mulheres, oito crianças e 17 migrantes internacionais. No período, também foram distribuídas 351 marmitas doadas por instituições religiosas e entidades sociais.
O Ponto de Apoio funcionava desde a noite de segunda-feira (09), oferecendo abrigo com colchões e cobertores, além de alimentação para quem optou por não ser direcionado às unidades institucionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS). A maioria dos acolhidos foi encaminhada pelo Centro POP, que também realizou o transporte até o parque.
A estrutura é acionada com base na previsão de temperaturas iguais ou inferiores a 12°C — limite definido por critérios técnicos pactuados entre as secretarias envolvidas na ação. A medida visa proteger a população em situação de rua dos riscos provocados pelo frio intenso.
“Para a madrugada do dia 13 de junho, os principais institutos meteorológicos, como INMET e Climatempo, indicam uma elevação da temperatura em relação aos dias anteriores e não atende ao gatilho de 12°C ou menos que justifica a abertura do ponto de apoio no Parque Ayrton Senna”, explicou a superintendente de Políticas de Direitos Humanos, Priscilla Justi.
Apesar do encerramento da estrutura emergencial, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, ressaltou que os serviços regulares de acolhimento continuam funcionando, assim como as rondas realizadas pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), especialmente no período noturno.
“Estamos realizando um monitoramento constante nos serviços de meteorologia em parceria com a Defesa Civil do município e, caso a previsão mude com indicativo de nova queda brusca de temperatura, a estrutura será reativada, mas é importante que a população também contribua, realizando as denúncias por meio do 156”, pontuou a secretária.
Durante os três dias de funcionamento, o Seas realizou 64 abordagens nas ruas, com 15 acolhimentos e a entrega de 24 cobertores a pessoas que preferiram não utilizar os abrigos. Após passarem a noite no ponto de apoio, os acolhidos foram levados ao Centro POP, onde é servido café da manhã diariamente.
A ação é executada pela Superintendência de Política de Direitos Humanos (SDHU), em parceria com a Defesa Civil Municipal, Fundação Municipal de Esportes (Funesp), equipe do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e com a Proteção Social Especial da SAS.
A população pode informar casos de pessoas em situação de vulnerabilidade expostas ao frio pelos telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou pelo 156.
O Serviço Especializado em Abordagem Social atua em todas as regiões de Campo Grande, com equipes que fazem abordagens 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados. A decisão de aceitar ou recusar o acolhimento é garantida pela Constituição Federal de 1988, no Art. 5º, Inciso XV.
Já o Centro POP, localizado na Rua Joel Dibo, 255, Centro, atua em articulação com outras políticas públicas para garantir atendimento à população em situação de rua.