Por Redação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou nesta quinta-feira (12) a lista das 46 unidades de saúde de Mato Grosso do Sul habilitadas para aderir ao Programa Horário Estendido Noturno. Com a medida, essas unidades poderão funcionar das 17h às 21h, ampliando o acesso da população aos serviços básicos de saúde no estado.
A proposta tem como objetivo principal reduzir as filas, evitar a superlotação dos serviços de urgência e emergência, e melhorar o atendimento à população diante da atual situação epidemiológica. A ampliação do horário será aplicada em Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Cada unidade que aderir ao programa receberá um incentivo mensal de R$ 20 mil durante 12 meses. Os recursos, que somam mais de R$ 8 milhões, serão repassados pelo Fundo Especial de Saúde, com verbas oriundas do Tesouro Estadual.
De acordo com o decreto assinado pelo secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, o repasse está condicionado ao cumprimento de critérios técnicos, que serão avaliados mensalmente.
Durante o horário estendido, entre 17h e 21h, as unidades deverão oferecer serviços como atendimento à demanda espontânea, consultas agendadas, vacinação e atendimentos odontológicos.
A intenção é desafogar os atendimentos em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), oferecendo mais alternativas à população fora do horário habitual de funcionamento das unidades.
A lista completa das 46 unidades homologadas foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12). Confira: