Com 11 bases no bioma, Operação Pantanal 2025 reforça ações preventivas em MS

Bases avançadas estão ativas em áreas remotas e garantem resposta rápida em caso de incêndios

12/06/2025 00h00 - Atualizado há 2 semanas

Por Redação

Com foco em prevenção e resposta rápida aos incêndios florestais, a Operação Pantanal 2025, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), mantém atuação permanente nos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. A estratégia envolve planejamento contínuo, estrutura reforçada e presença em pontos estratégicos do Estado.

Atualmente, os militares atuam em frentes de prevenção e preparação, com destaque para as 11 bases avançadas instaladas no Pantanal, que seguem ativas mesmo na ausência de focos de incêndio. Essas unidades estão posicionadas em áreas remotas para garantir agilidade e eficiência no combate, caso ocorram queimadas.

“Adotamos as bases avançadas como um norte, aumentamos e estrurutra e permitimos novos usos, agreando mais valor para as comunidades atendidas. Temos um cronograma para as equipes, mantendo a operação contínua com a presença permanete proporcional ao ao fogo existente. As bases já estão ativadas e nossa preocupação é o bioma como um todo”, afirmou o major Eduardo Teixeira, subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do CBMMS.

Com os rios da região pantaneira em níveis elevados e sem registro de incêndios, os trabalhos se concentram em ações preventivas. Entre elas estão a conscientização sobre o uso do fogo, a queima prescrita no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, e o reforço da estrutura logística.

As bases avançadas, implantadas desde a Temporada de Incêndios Florestais (TIF) de 2024, contam com equipes alocadas em pontos de difícil acesso, o que tem colaborado para impedir o surgimento de novos focos nas áreas atendidas. Para garantir a presença dos bombeiros nas regiões remotas, equipamentos e viaturas foram transportados pelo Rio Paraguai, em barca, com partida de Corumbá em maio de 2024.

A atuação no Pantanal integra um conjunto mais amplo de ações do CBMMS em todo o Estado. Entre as iniciativas já executadas neste ano estão o combate a incêndios em áreas urbanas e rurais, formação de brigadas comunitárias e capacitações diversas para o efetivo.

“Em relação as medidas adotadas formamos mais de 200 militares nas especialidades, e mais de 600 brigadistas, mais de 200 militares do exército brasileiro. Temos as bases do Amolar, Redário e Forte Coimbra ativadas e em funcionamento, operando. Temos a base da Fazenda Lourdes, na Nhecolândia, montada”, detalhou o major Teixeira.

Além das formações específicas em combate a incêndios florestais, os bombeiros também passaram por treinamentos em condução de veículos 4x4, operação de drones, manutenção de motomecanizados e navegação com embarcações.

A atuação planejada e o uso de tecnologias de monitoramento têm garantido respostas mais rápidas e eficazes, contribuindo de forma decisiva para a preservação ambiental em Mato Grosso do Sul.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp