MS é o 10º estado com mais ocorrências de violência contra médicos

Dados revelam que a maioria das agressões ocorre no interior e envolve também colegas de trabalho

16/06/2025 00h00 - Atualizado há 2 semanas

Por Redação

Mato Grosso do Sul ocupa a décima posição entre os estados brasileiros com mais casos de violência contra médicos registrados em 2024. Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), 134 profissionais da saúde foram vítimas de agressões no estado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

As ocorrências aconteceram durante consultas e atendimentos em hospitais, prontos-socorros, postos de saúde, unidades básicas, consultórios, clínicas e laboratórios — tanto da rede pública quanto da privada. Os dados mostram que as agressões não se limitam ao ambiente hospitalar e podem acontecer em qualquer ponto da rede de atendimento à saúde.

Os tipos de violência relatados incluem lesão corporal, ameaça, injúria, desacato, difamação, furto e outros crimes. As agressões partem de pacientes, familiares, colegas de trabalho — como enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde — e até ex-namorados(as).

Em todo o país, 4.562 casos foram registrados no mesmo período. Isso equivale a uma média de 12 médicos agredidos por dia no Brasil, ou um caso a cada duas horas, de acordo com o CFM.

Desde 2013, já foram contabilizados quase 40 mil boletins de ocorrência relatando abusos sofridos por médicos e médicas em ambientes de saúde. Em geral, homens e mulheres são agredidos em proporções semelhantes, embora o CFM tenha registrado um aumento nas agressões contra médicas no último ano.

O levantamento também revela que os casos são mais frequentes fora das capitais: 66% das agressões (2.551 casos) ocorreram em municípios do interior, enquanto 34% (1.337 casos) aconteceram em capitais.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp